5ª EDIÇÃO DO PENAFIEL RACING FEST ATRAIU DEZENAS DE MILHARES DE AFICIONADOS DO DESPORTO MOTORIZADO

Organização enaltece comportamento exemplar do público durante as provas

Pilotos nacionais e estrangeiros elogiaram as novas pistas e traçados

O Penafiel Racinf Fest voltou a superar as expectativas e trouxe até Penafiel dezenas de milhares de expectadores, vindos de vários pontos do País e ainda da vizinha Espanha, numa organização conjunta da Cooperativa Desenvolvimento Desportivo e Cultural e do Município de Penafiel, em parceria com vários clubes locais e regionais.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “De edição em edição o Penafiel Racing Fest tem a capacidade de nos surpreender pela positiva. Este festival apresenta-se, cada vez mais, como uma grande festa do desporto motorizado em várias vertentes. Durante 3 dias, e junto das dezenas de milhares de pessoas que nos visitaram, foi empolgante assistir às várias provas com a qualidade de pilotos que esta edição nos presenteou. Aproveito para felicitar o bom comportamento do público e claro, dar os parabéns à Cooperativa Desenvolvimento Desportivo e Cultural, e todos os clubes locais e regionais, pela excelente organização.

Considerado como um dos mais ecléticos festivais internacionais dedicados aos desportos motorizados, o Penafiel Racing Fest apresentou este ano novidades como o caso da mudança de grande parte do percurso contra o cronómetro do Rally Taça Joaquim Santos para a zona sul do concelho, e com características que permitiram um enorme espetáculo. A corrida de Regularidade de Históricos do Clube Português de Automóveis Antigos, contou também com uma novidade – a sua “Penafiel City Stage” foi transferida para o “Circuito do Sameiro”.

Para Óscar Coelho, da Cooperativa Desenvolvimento Desportivo e Cultural, “O Penafiel Racing Fest voltou a superar as expectativas. Esta 5ª edição foi provavelmente a melhor de todas. Recebemos dezenas de milhares de aficionados e atraímos mais pilotos estrangeiros, precisamente de Espanha. Os pilotos elogiaram as novas pistas e traçados. A Segurança do público foi também um ponto forte. As dezenas de milhares de pessoas tiveram um comportamento exemplar nas pistas e divertiram-se imenso na fun zone com todas as atividades que estavam previstas. Realçar também que o street basket e a corrida dos lentos foram apostas ganhas. Obrigado a todos os participantes e obrigado a todos que nos acompanharam. Para o ano há mais!”

Quanto aos vencedores, destaque para a 3ª vitória de João Barros no Rally Taça Joaquim Santos e para Paulo Barros o melhor Penafidelense ao conquistar a categoria 2FW (tração dianteira). No campeonato nacional de super enduro o campeão português Diogo Vieira foi mais forte que o piloto italiano Sonny Goggia, campeão europeu em 2021. Em Trial Urbano 4×4 Emanuel Costa venceu em ULTRA4 e António Alfaia/Bruno Moreira em PREPARADOS. Na prova de Radiomodelismo – Trial Urbano 4×4 (escala 1/10) vitória para Tiago Paulino e Tiago Gabriel. Nas Motos Clássicas o primeiro lugar coube a José Munera em 85CC Extra 2, Carlos Ribeiro em 50 CC livres e Luís Almeida em 50CC clássicas.

O programa de espetáculos foi tambem alargado e contou com a presença de uma banda francesa, os Bottle Next, e DJ Kitten performer de renome internacional.