1.º Festival de Teatro “Sentir Penafiel” encerra com homenagem a Júlio Cardoso

No dia 5 de novembro teve lugar, no Centro de Convívio e Cultura de Penafiel, a homenagem a Júlio Cardoso, um ator e encenador português que já recebeu vários prémios pelo desenvolvimento do seu trabalho no meio artístico. Esta cerimónia contou com a presença da Vereadora com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel e de vários representantes de grupos de teatro amador que participaram no Festival.

Para Susana Oliveira, Vereadora da Câmara Municipal de Penafiel com o Pelouro da Cultura, “É com muito orgulho que recebemos o Júlio Cardoso em Penafiel. Queremos homenagear a sua vida e obra dedicada à arte, à cultura e, em particular, ao teatro. Parabéns pelo seu profissionalismo e contributo para o mundo artístico”.

penafiel

A Vereadora com o Pelouro da Cultura enalteceu ainda o trabalho desenvolvido pelo teatro amador, “A 1.ª edição deste Festival de Teatro pretendeu envolver os grupos de teatro amador de Penafiel, dando-lhes a oportunidade de mostrar os seus trabalhos e interagir com outros grupos fora do concelho. Com este Festival levamos o teatro a vários pontos do nosso concelho procurando, assim, estimular o gosto por esta bonita arte.”

Júlio Cardoso, nasceu a 8 de setembro de 1938, e estudou teatro com mestres como António Pedro, Jayme Valverde, Deniz Jacinto, entre outros. Frequentou também diversos cursos dirigidos por Angel Faccio, Ruggero Jacobi e Augusto Boal. Júlio Cardoso fundou diversos organismos de âmbito artístico-cultural como, por exemplo, a Companhia de Teatro Seiva Trupe, a Árvore (Cooperativa de Atividades Culturais) e a AMAR (Associação Mutualista dos Artistas). A nível profissional trabalhou no teatro, cinema, televisão e ópera. Enquanto ator e encenador, Júlio Cardoso, interpretou e dirigiu atores clássicos e contemporâneos, como António Pedro, William Shakespeare e Bertold Brecht. Também já arrecadou vários prémios no mundo artístico.

penafiel

Júlio Cardoso, ator e encenador, “Agradeço ao Município de Penafiel por criar este evento que homenageia o teatro e, em particular, o teatro amador. Agradeço também esta homenagem à minha pessoa, ao meu trabalho e à minha grande paixão e grande dedicação ao teatro. Se no final de uma peça, o público sair melhor do que quando entrou na sala, é sinal de que a história foi bem contada e fico bastante orgulhoso disso.”

O Festival de Teatro foi organizado pelo Município de Penafiel em parceria com o Grupo de Teatro de Novelas, e teve como objetivo promover a arte do teatro proporcionando momentos lúdicos a toda a comunidade do concelho.

No mesmo dia decorreu, no Centro de Convívio e Cultura de Penafiel, a peça de teatro de comédia “Falando de Cartos”, interpretada pelo Grupo de Teatro Atlántida de Matamá, de Pontevedra (Espanha). A peça de teatro encerrou o 1.º Festival de Teatro “Sentir Penafiel”, um Festival que percorreu várias freguesias do concelho com peças de teatro de revista, comédia e melodrama.
No âmbito da iniciativa foram ainda entregues certificados de participação aos responsáveis dos grupos que participaram no Festival.