A carregar Eventos

« Todos os Eventos

• Este evento já decorreu.

Ao Domingo no Museu: “Remanso”

25 Setembro, 2022 | 15:00 - 18:00

domingo-museu-penafiel

Atividade do mês: “Remanso”
Em tempo de fim de verão vamos abrandar o correr do tempo e aproveitar o sossego do jardim da nossa imaginação, recriando na oficina deste mês atividades que, noutros tempos, faríamos no remanso do jardim público.

Objeto do mês: Banco do Jardim Público do Calvário/ Penafiel

Descrição: Banco de jardim recolhido, juntamente com outros seis, no decorrer das obras de implementação do projeto arquitectónico designado Conceção, Construção e Concessão de Exploração do Bar do Jardim do Calvário – Penafiel, em 2013. Trata-se de um exemplar de mobiliário urbano possivelmente coevo da construção do jardim, que dispõe de uma estrutura em ferro fundido em forma de ramos de árvore e duas tábuas de madeira, uma a servir de assento e outra de encosto.
Este banco integrava o Jardim Público do Calvário, inaugurado a 29 de Julho de 1883, de acordo com a planta idealizada por Simão Júlio de Almeida da Mota Barbosa, da Casa de Louredo, então administrador do concelho substituto, e segundo as orientações do amador hortícola Luís Barbosa Braga. O espaço verde à francesa, com regulamento próprio, onde não era permitida a entrada a pessoas descalças ou com varapaus, dispunha ainda de um pavilhão de música, ou coreto, produzido pela Fundição de Massarelos (Porto), onde tocava a banda militar do quartel, um lago com cisnes, árvores exóticas, algumas oferecidas pelo Visconde de Villar d’Alen, da Quinta de Vilar d’ Allen, no Porto, e uma avenida de tílias ladeada por gradeamento em ferro a marginar o campo da feira.
O coreto, os gradeamentos e os bancos foram transportados por via-férrea até à estação de Novelas e em carros de bois até ao centro da cidade. Alguns dos bancos terão sido removidos de um jardim mais antigo, o Passeio da Bela Vista (onde mais tarde foi construído o Cine-Teatro São Martinho). O que serve de objeto a este mês é um modelo presente no catálogo da francesa Société Anonyme dês Hauts-Fourneaux & Fonderies du Val d’Osne, onde a Fundição de Massarelos muitas vezes se inspirava.

N.º de inventário
MMPNF/2015/10510

medidas
altura: 965mm
largura: 1520mm
Profundidade: 530mm

material
Ferro, madeira

NOTA: Alerta-se para o facto de haver a possibilidade de recolha de imagens e som da iniciativa, para efeitos de divulgação nos nossos principais canais de comunicação.

Data:
25 Setembro, 2022