A carregar Eventos

« Todos os Eventos

• Este evento já decorreu.

Ao Domingo no Museu: “Primeiro era a Pedra, Depois a Ferramenta”

29 Janeiro, 2023 | 15:00 - 18:00

Atividade do mês: “Primeiro era a Pedra, Depois a Ferramenta”
Neste distante período da história humana, parte das ferramentas eram obtidas a partir de rochas muito duras, lascadas e retocadas através de técnicas mais ou menos complexas de forma a obter-se gumes extremamente afiados e cortantes. Este mês vamos repetir esses gestos milenares e aparentemente simples, experimentando com muita imaginação e habilidade lascar e retocar pedaços de quartzo e manuseá-los na nossa oficina.

Objeto do mês: Raspadeira pré-histórica

Instrumento de morfologia tendencialmente circular talhado sobre lasca de quartzo local, com zona funcional definida por retoque oblíquo, possivelmente obtido por pressão com punção orgânico. O bordo apresenta desgaste acentuado, facto que revela uma utilização reiterada do objeto.
Pela forma e tamanho aproximados a uma unha, designa-se este tipo particular de ferramenta como “raspadeira unguiforme”.
Eram geralmente talhadas sobre quartzo ou sílex, encabadas ou usadas diretamente com a mão para raspar essencialmente osso, madeira ou peles.
Tendo sido descoberta sem contexto estratigráfico durante a atualização da Carta do Património Municipal em 2021, não lhe é possível atribuir uma data precisa, embora a proximidade da necrópole megalítica da Brenha permita um enquadramento cronológico genérico (entre o Neolítico e o Calcolítico), no contexto de eventual exploração sazonal do território montanhoso envolvente.

III ao V milénio a. C.
Local – Carvalhos, Croca – Penafiel

n. inventário
MMPNF/2021/10456

medidas
Largura: 20mm
Comprimento: 20mm
Espessura: 10mm

material
Quartzo

Atividade Gratuita
Sem marcação prévia

Destinatários: público em geral

NOTA: Alerta-se para o facto de haver a possibilidade de recolha de imagens e som da iniciativa, para efeitos de divulgação nos nossos principais canais de comunicação.

Data:
29 Janeiro, 2023