Glossário de Ambiente

Conheça as definições de alguns termos ambientais

Glossário de A a L

Ambiente conjunto dos sistemas físicos, ecológicos, económicos e socioculturais com efeito directo ou indirecto sobre a qualidade de vida do Homem.

Aquecimento Global Fenómeno climático que se traduz no aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície global. Desde o início do século, a temperatura do planeta subiu quase 2º C. Tal subida de temperatura teve graves consequências, como é o caso do degelo das calotas polares, que causa uma subida do nível médio das águas do mar e pode inundar as zonas costeiras de menor elevação.

Aterro Sanitário (AS) o aterro sanitário é uma obra de engenharia, seleccionada, desenhada e gerida de forma a reduzir, a níveis mínimos, os incómodos e os riscos para saúde pública (trabalhadores e população residente na zona envolvente), provocados por cheiros, fogos, tráfego, ruído, vectores de doença, estética, entre outros factores; minimizar os problemas de poluição (da água, do ar, do solo e da paisagem); e utilização completa do terreno disponível, através duma boa compactação e cobertura.

Bactérias Microrganismos unicelulares, de dimensões muito pequenas. Podem existir no ar, na água, em animais ou plantas. Algumas das espécies das bactérias são prejudiciais á saúde do Homem e podem causar doenças, mas também existem bactérias uteis para o Homem que ajudam na digestão de certos alimentos. Há também espécies que auxiliam na decomposição da matéria orgânica e são usadas no processo da compostagem.

Biogás o biogás também denominado LFG, compõe-se principalmente por metano (CH4 – 50 a 60%) e dióxido de carbono (CO2 – 30 a 40%). Estes dois gases constituem cerca de 90% do gás libertado num aterro sanitário. Para além do CH4 e do CO2, o biogás é constituído por outros gases, nomeadamente, monóxido de carbono (CO), ácido sulfídrico (SH2), azoto (N2), hidrogénio (H2), amónia (NH3) e por um número de substâncias vestigiais que normalmente representam menos de 0,1% do gás total presente.

Compostagem É um processo biológico de transformação da matéria orgânica (restos de comida e resíduos verdes do seu jardim, horta ou quintal), por ação de microrganismos, num composto fertilizante natural, com características semelhantes ás do solo.

Decomposição Reação química na qual um composto se separa em compostos mais simples ou em elementos químicos.

Detentor qualquer pessoa, singular ou colectiva, incluindo o produtor, que tenha resíduos na sua posse.

Ecocentro são locais amplos e vigiados, onde estão instalados contentores de grandes dimensões, destinados à deposição de resíduos para reciclagem. São usados para a deposição de entulho, restos de madeira, resíduos de jardinagem, papel e cartão, materiais ferrosos, plásticos, electrodomésticos antigos, móveis e resíduos de grandes volumes, tais como os “monos” e “monstros”.

Ecoponto são conjuntos de três contentores destinados à recolha de resíduos de embalagens de diferentes materiais. Devem estar localizados em locais de fácil acesso, e conter informações acerca do tipo de resíduos a colocar, de modo a melhor orientar os consumidores.

Educação Ambiental processo que passa pelo reconhecimento de valores e de conceitos, pela motivação e aquisição de conhecimentos que conduzem a uma participação empenhada na construção da qualidade do Ambiente.

Efluentes Qualquer água residual de origem doméstica, agrícola ou industrial transportada ou não por uma rede de esgotos que é lançada no meio natural ou chega a uma ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais).

Estação de Transferência (ETR) instalação onde os veículos são descarregados com o objectivo de os preparar para serem transportados para o local de tratamento, valorização ou eliminação

Estação de Triagem (ET) instalações onde os resíduos são separados, mediante processos manuais ou mecânicos, em materiais constituintes destinados a valorização, que não são admissíveis ao tratamento a que os restantes resíduos vão ser sujeitos.
Na estação de triagem apenas são admitidos os resíduos que foram sujeitos a deposição selectiva em embalões e papelões.

Fileira significa qualquer dos materiais constituintes dos resíduos: fileiras dos vidros, fileira dos plásticos, fileira dos metais, fileira da matéria orgânica, fileira do papel e cartão.

Fluxo de um modo geral, Fluxo pode significar uma “corrente”. Tecnicamente significa qualquer dos produtos componentes dos RSU (electrodomésticos, pilhas e acumuladores) ou de outras categorias de resíduos (pneus, solventes, monstros, lamas de Estações de Tratamento de Águas, entulho).

Fotossíntese Processo de fabrico de matéria orgânica pelas plantas, que utilizam a energia do sol, para transformar o dióxido de carbono atmosférico, e água, em energia (açucares) para a planta. Dessa reação é libertando oxigénio para a atmosfera. A fotossíntese só é possível em plantas e algas verdes, pois são estas que possuem a clorofila, um pigmento indispensável à fotossíntese.

Gestão de resíduos por gestão de resíduos entende-se as operações de recolha, transporte, armazenagem, tratamento, valorização e eliminação de resíduos, incluindo a monitorização dos locais de descarga após o encerramento das respectivas instalações, bem como o planeamento dessas operações.
(Decreto-Lei n.º 239/97 de 9 de Setembro)

Lixiviado os principais factores que condicionam a produção de águas lixiviantes são a disponibilidade de água (precipitação, presença de águas superficiais, eventual recirculação de águas lixiviantes), características da cobertura (tipo de solo e vegetação, presença de material impermeável, inclinação do terreno e outras características topográficas), características dos resíduos depositados (densidade, teor em humidade, compactação), e por fim, o método de impermeabilização, quer natural ou artificial, e as características do solo.

Glossário de M a Z

Poluição Alteração indesejável nas características físicas, químicas ou biológicas do ambiente, causada direta ou indiretamente pela atividade humana ou natural.
Algumas das formas de poluição são: poluição dos solos, atmosférica, hídrica, sonora e visual.

Reciclagem orgânica a reciclagem orgânica é um tratamento aeróbio (compostagem) ou anaeróbio (biometanização) realizado pela actividade de microrganismos e em condições controladas, das partes biodegradáveis dos resíduos orgânicos, com produção de resíduos orgânicos estabilizados (composto) ou de metano, não sendo a deposição em aterro considerada como reciclagem orgânica.

Reciclar de acordo com o definido na Portaria n.º 115 / 96, de 23 de Janeiro, entende-se por reciclagem o reprocessamento dos resíduos num processo de produção, para o fim original ou para outros fins.

Recolha operação efectuada por pessoal e / ou equipamento especialmente adequado para esse fim, mediante a transferência de resíduos, incluindo ou não recipientes, para as viaturas de recolha.

Recolha Indiferenciada recolha de resíduos urbanos que se encontram todos misturados. Executada segundo horários e circuitos pré-estabelecidos, com uma frequência variável, dependendo das características do meio rural ou urbano, do tipo de resíduos e das condições climáticas.

Recolha selectiva tipo de recolha que visa separar na fonte uma ou mais categorias de resíduos, seguida ou não de nova separação na estação de triagem.

Reduzir a redução é a primeira das formas de resolver os problemas do lixo.
A utilização dos produtos concentrados permite um menor consumo de materiais de embalagem. Devem ser evitados consumos supérfluos e desperdícios e rejeitar excessos de embalagens. Cabe às indústrias um papel preponderante na redução.

Resíduos quaisquer substância ou objectos que o detentor se desfaz ou tem intenção ou obrigação de se desfazer.

Resíduos Agrícolas resíduos provenientes duma exploração agrícola, pecuária ou similar.

Resíduos Biodegradáveis resíduos susceptíveis de sofrerem decomposição anaeróbia ou aeróbia, como, por exemplo, os resíduos alimentares e de jardim, papel e cartão.
Decreto-lei n.º 152 / 02 de 23 de Maio

Resíduos hospitalares resíduos produzidos em unidades de prestação de cuidados de saúde, incluindo as actividades médicas de diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças em seres humanos ou animais, e ainda as actividades de investigação relacionadas.
Decreto-lei n.º 239 / 97 de 9 de Setembro

Resíduos industriais os resíduos gerados em actividades industriais, bem como os que resultam das actividades de produção e distribuição de electricidade, gás e água.
Decreto-lei n.º 239 / 97 de 9 de Setembro

Resíduos inertes resíduos que não sofrem transformações físicas, químicas ou biológicas importantes e, em consequência, não podem ser solúveis nem inflamáveis, nem ter qualquer outro tipo de reacção física ou química, e não podem ser biodegradáveis, nem afectar negativamente outras substâncias com as quais entrem em contacto de forma susceptível de aumentar a poluição do ambiente ou prejudicar a saúde humana.

Resíduos perigosos resíduos que apresentam características de perigosidade para a saúde ou para o ambiente, nomeadamente os que são objecto dessa classificação na lista de resíduos da União Europeia.

Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) definem-se como sendo os resíduos domésticos ou outros resíduos semelhantes, em razão da sua natureza ou composição, nomeadamente os provenientes do sector de serviços ou de estabelecimentos comerciais e industriais e de unidades prestadoras de cuidados de saúde, desde que, em qualquer dos casos, a produção diária não exceda 1100 litros por produtor.
(Decreto-lei nº. 239/97 de 9 de Setembro)

Reutilizar a reutilização pode ser definida como a reintrodução ou utilização análoga e sem alterações, de substâncias, objectos ou produtos nos circuitos de produção e de consumo, por forma a evitar a produção de resíduos.
(Decreto-lei n.º 239 / 97 de 9 de Setembro)

Transporte operação de transferência dos resíduos de um local para outro.

Triagem É o processo através do qual se separam diferentes materiais, provenientes de um fluxo comum, em fluxos distintos de materiais com características semelhantes e compatíveis.

Valorização o objectivo da valorização é a maximização da prevenção através do menor consumo de recursos naturais e da menor produção de resíduos que são enviados a destino final – Aterro.