XEQUE-MATE! XADREZ FAZ SUCESSO JUNTO DA COMUNIDADE ESCOLAR DE PENAFIEL!

Xadrez promove o combate ao insucesso escolar

A Escola Básica de Paço de Sousa acolheu o primeiro torneio de xadrez interescolar a nível concelhio, no âmbito da atividade “O Xadrez vai à Escola”, inserida no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do Município de Penafiel.

A iniciativa, que teve lugar no passado dia 14 de junho e foi dinamizada pela Federação Portuguesa de Xadrez em parceira com a autarquia, envolveu 59 participantes, alunos da Escola Básica Penafiel Sul, Escola Secundária Joaquim de Araújo, Escola Básica e Secundária de Pinheiro e da Escola Básica de Paço de Sousa. No final do torneio, os 10 melhores classificados receberam uma taça ou medalha conforme a classificação, sendo que todos os participantes receberam um diploma de participação e as 4 equipas foram galardoadas com uma taça.

Para Rodrigo Lopes, Vereador com o Pelouro da Educação da Câmara de Penafiel, “Promover o xadrez junto dos nossos alunos tem sido uma aposta ganha. É um jogo que, de entre muitas vantagens, desenvolve a capacidade de memória, concentração, atenção e tomada de decisão das crianças. Infelizmente, a pandemia atrasou um pouco a implementação e dinamização do PIICIE nas escolas, mas o retorno tem sido já muito positivo e a comunidade escolar demonstra cada vez mais interesse em praticar o xadrez. Sem dúvida que vamos continuar a criar todas as condições para que medidas inovadoras como esta dêem frutos no combate ao insucesso escolar e elevem a qualidade da educação em Penafiel.”

Ainda no âmbito desta atividade, o Município aprovou, em reunião de câmara, um voto de louvor ao jovem Francisco Marques, pelo mérito revelado ao sagrar-se o grande vencedor do I Torneio de Xadrez das Escolas de Penafiel. Outro voto de louvor ao Agrupamento de Escolas do Pinheiro vai ser proposto por terem-se sagrado campeões no Escalão Infantis B na fase final da modalidade de xadrez no Desporto Escolar, realizado em Felgueiras.

Recorde-se que a Câmara de Penafiel, através do pelouro da Educação, lançou, em 2019, o PIICIE – um projeto alargado e pioneiro, direcionado para a promoção do sucesso escolar, através de ações diversificadas, com o recurso às novas tecnologias, às artes e outras atividades, que são complementares ao currículo regular. O programa é comparticipado no âmbito do NORTE2020 pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).