aru-s-vicente

Área de Reabilitação Urbana das Termas de S. Vicente (ARUTSV)

O projeto em estudo localiza-se na Freguesia de Termas de S. Vicente, uma área vincadamente rural, uma “manta de retalhos” alvo de uma clara pressão da expansão urbana e do crescimento da atividade turística (fruto da localização das águas termais ligados à utilização balneoterápica que aí existem). A área de intervenção está localizada numa zona de excelência da freguesia, encontrando-se nela características únicas de relacionamento entre os vários espaços que a compõem: Ribeira, Rua, Espaços Verdes, Piscinas, Hotelaria e conjunto edificado (ver fig.01). Todos potenciam para a transformação desta área num espaço urbano de características únicas exemplares.

Apesar das Termas de S. Vicente se afirmarem, atualmente, como um espaço turístico de referência a nível regional, o espaço urbano envolvente atingiu níveis elevados de degradação ambiental e urbanística e o (consequente) caos rodoviário. Importa ter presente que a delimitação desta ARU determina a tomada de consciência da necessidade de congregar nesta área, um conjunto de intervenções e investimentos (ambientais, paisagísticos, económicos e sociais) integrados, de uma estratégia previamente definida, visando assegurar a salvaguarda do património edificado e a reabilitação sustentável deste território. Esta ARU apoia-se, portanto, no valor e singularidade do seu património arqueológico, geológico, ambiental e cultural.

Em suma, a ARUTSV consubstanciar-se-á num instrumento de planeamento estratégico municipal fundamental ao processo de desenvolvimento urbano. Sem um plano coerente ao nível do território urbano, que una as diferentes componentes – física, económica e social – será difícil alcançar de forma eficaz, as metas de desenvolvimento urbano definidas pelo executivo para esta área. Pretendemos, portanto, que esta ARU seja um mecanismo capaz de juntar estes diferentes vetores, abrangendo um leque de domínios que articule as várias estratégias e projetos locais, identificando os pontos fortes deste território conjugando os diferentes instrumentos e fontes de financiamento, respondendo diretamente às prioridades e aos desafios socioeconómicos desta área urbana.

Limite territorial da Área de Reabilitação Urbana das Termas de S. Vicente (ARUTSV)

Disponíveis para consulta os seguintes documentos:

Certidão de Aprovação em Assembleia Municipal da Delimitação da ARU das Termas de S. Vicente

Delimitação da ARU das Termas de S. Vicente – Publicação em Diário da República

Memória Descritiva da ARU das Termas de S. Vicente