arucentrohistorico1tarucentrohistorico

Área de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Penafiel (ARUCHP)

Ciente de que o “casco histórico” deve ser assumido como elemento estratégico de desenvolvimento, enquanto forma de dinamizar a cidade e o seu território envolvente, o Município implementou a delimitação da ARUCHP. Esta, diz respeito à área geográfica central da cidade de Penafiel e abrange uma extensão aproximada de 49 hectares. Localizada numa zona de excelência da Cidade de Penafiel possui características únicas de relacionamento entre o património construído e os vazios urbanos, os largos, quelhos e vielas, e a estrutura verde dos logradouros. Todos estes elementos referenciadores da malha urbana potenciam-no para a transformação num espaço de características singulares. A sua delimitação e definição consubstanciada numa ARU é vital enquanto catalisador de um processo de reabilitação e regeneração articulado, integrado e sustentável.

Genericamente, a ARUCHP está estruturada ao longo da avenida Egas Moniz, avenida Sacadura Cabral e a rua de “O Penafidelense”, delimitada a Sudoeste pelo Jardim do Calvário e o largo do Conde de Torres Novas; a Norte, encontra-se delimitada pela Rua Fonte do Carvalho; a Sul, circunscrita pela Rua do Cavalum; a Este, confinada pela Rua Dr. Alves Magalhães e ainda alguns dos declives verdes do Vale do Cavalum; e, por fim a Oeste, as “novas áreas urbanas” restringidas por a Rua do Chelo e uma fração de encosta que desce em direção à Quinta da Aveleda.

Este “novo conceito de reabilitação”, consubstanciado na ARU que agora se implementa, está orientado para o território do centro histórico de Penafiel, de forma transversal e sustentável, e configurará novas oportunidades para salvaguardar, valorizar e fruir o património, como o demonstram diversos programas e iniciativas implementadas, sobretudo nestes últimos anos, através de exemplos paradigmáticos como foi o da Regeneração Urbana ou o Plano Estratégico de Mobilidade da cidade de Penafiel.

Em suma, com a concretização de mais esta fase do processo de reabilitação, requalificação e regeneração do espaço urbano do centro histórico, o executivo espera contribuir para o incremento do investimento privado nesta parcela de território, dando continuidade à aposta crescente na requalificação dos seus espaços urbanos, rumo a uma nova imagem de cidade, promovendo-a e tornando-a mais atrativa e competitiva no contexto do próprio Vale do Sousa.

        Limite territorial da Área de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Penafiel (ARUCHP)

Disponíveis para consulta os seguintes documentos:

 Certidão de Aprovação em Assembleia Municipal da Delimitação da ARU do Centro Histórico

 Delimitação da ARU do Centro Histórico – Publicação em Diário da República

 Memória Descritiva da ARU do Centro Histórico

 Errata da Memória Descritiva – Quadro de Benefícios Fiscais 

 Planta de Delimitação da ARU do Centro Histórico