SENTIR OS NOSSOS RIOS

O concelho de Penafiel pertence à região hidrográfica do Douro, que é uma região hidrográfica internacional, cuja área em território nacional compreende 19 218Km2.

O rio Douro nasce na serra de Urbion, na província de Sória, em Espanha, a cerca de 2160m de altitude e desagua no Oceano Atlântico, junto à cidade do Porto, em Portugal. Tem 938 km de comprimento total, 213 km dos quais em Portugal e com 112 km como Douro Internacional.

Figura 1 – Mapa da Bacia Hidrográfica do Douro, englobando Portugal e Espanha (imagem adaptada de Manuel Lopes-Lima, 2020)

Na sua margem direita, surgem vários afluentes. Destacamos o rio Tâmega, cuja bacia hidrográfica também engloba território espanhol, com um comprimento de 145 km e uma bacia de 3309Km2. No nosso território compreende ainda a albufeira do Torrão.

Figura 2 – Bacia hidrográfica do Tâmega (retirado de André Pereira, 2006)

 

Surge ainda na margem direita do Douro o rio Sousa, cuja nascente é no concelho de Felgueiras e desagua na foz do Sousa, concelho de Gondomar, estendendo-se por 51 km. Um dos seus principais afluentes é o rio Cavalum, na margem esquerda do rio Sousa. É nas margens deste último que se localiza o parque da cidade de Penafiel.

Figura 3 – Mapa da Bacia Hidrográfica do Rio Sousa (retirado de Carlos Pinheiro 2017)

No nosso concelho existem variadas linhas de água, com maior e menor expressão, como podemos constatar na imagem seguinte.

Mapa dos Recursos Hídricos do Concelho