Profilaxia da Raiva e Outras Zoonoses

 

Vacinação Anti-Rábica e Identificação Eletrónica

É da responsabilidade do Veterinário Municipal, autoridade sanitária veterinária concelhia, a direção e coordenação do CROCVM (Centro de Recolha Oficial Centro Veterinário Municipal), bem como a execução das medidas de profilaxia médicas e sanitárias determinadas pelas Autoridades Sanitárias Veterinárias Nacionais e Regionais.

O Médico Veterinário Municipal procede à vacinação contra a raiva e aplicação do sistema de identificação eletrónica de cães, conforme a legislação vigente.

Durante o ano poderá vacinar (vacina anti-rábica) o seu animal nas instalações do canil municipal, todas as quartas-feiras das 15h00 às 16h30.

São ainda determinados locais, dias e horas em que se procede à vacinação nas freguesias do concelho do Penafiel.

A vacinação anti-rábica é feita em cães a partir dos 3 meses. Respeite o calendário de vacinação anti-rábica e requeira a licença após a vacinação, na Junta de Freguesia da sua área de residência.

O sistema de identificação electrónica (microchip) é colocado em cães a partir dos 3 meses de idade.

Atividades Desenvolvidas pelo Centro Veterinário Municipal:
Serviço de Vacinação e Identificação Animal: as taxas a aplicar são determinadas por despacho conjunto do ministério das finanças e da agricultura.

Recordamos que desde 2 de julho e até 22 de agosto, a médica veterinária municipal se encontra a percorrer as freguesias do concelho de Penafiel, com o objetivo de vacinar e identificar todos os animais. Abaixo disponibilizamos o calendário de vacinação e identificação distribuído por freguesia.

 Calendário de Vacinação distribuído por freguesia