SÉRIE DA RTP “O NOSSO CÔNSUL EM HAVANA” GRAVA EM PENAFIEL

A televisão pública portuguesa RTP escolheu Penafiel como um dos cenários para as gravações da série “O Nosso Cônsul em Havana”. Os locais de filmagens estão a ser realizados no edifício da Câmara Municipal de Penafiel, Assembleia Penafidelense e no Inatel de Entre-os-Rios.

No dia 4 de dezembro assistiram às gravações o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa e executivo municipal; José Fragoso, diretor de programas da RTP; e, Francisco Madelino, Presidente do Conselho de Administração do INATEL.

A série televisiva retrata uma fase menos conhecida da vida de Eça de Queiroz, e conta com 13 episódios, rodados em Portugal (Penafiel, Ílhavo, São Pedro do Sul e Castelo de Vide), Espanha e Cuba. O escritor foi cônsul em Havana, tendo pretendido mudar a história da cidade cubana, entre 1872 e 1874.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “as gravações que decorrem no nosso concelho estão enquadradas na promoção cultural que a autarquia tem vindo a implementar. É uma série que retrata uma época histórica com selo de qualidade da RTP e que conta com a participação de penafidelenses.”

Com realização de Francisco Manso, a série “O Nosso Cônsul em Havana” tem estreia prevista para 2019, e tem no seu elenco, por exemplo, Elmano Sancho (interpreta Eça de Queiroz), Joaquim Nicolau, Leonor Seixas e Luísa Cruz e ainda atores amadores locais e figurantes do concelho de Penafiel.

Já Francisco Manso, realizador da série, agradeceu à Câmara Municipal de Penafiel pelo apoio prestado durante as gravações no concelho.