Secretário de Estado Anuncia aquisição da autoescados dos Bombeiros de Penafiel através de candidatura a fundos comunitários

Câmara de Penafiel Assume Apoio na Aquisição

Penafiel foi a cidade escolhida para a apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) de 2016, o qual integra o Plano Operacional Distrital, numa iniciativa que contou com a presença do Secretário da Administração Interna, do Comandante Operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil, do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel e vários elementos ligados à proteção civil dos diversos concelhos do Distrito.

SECRETÁRIO DE ESTADO ANUNCIA AQUISIÇÃO DA AUTOESCADA DOS BOMBEIROS DE PENAFIEL ATRAVÉS DE CANDIDATURA A FUNDOS COMUNITÁRIOS

Para Jorge Gomes, Secretário da Administração Interna, “Portugal sem fogos, depende de todos nós. Este é um plano que temos preparado para as várias fases no combate aos incêndios criando um dispositivo, bem distribuído pelo país, para que o combate aos incêndios seja imediato e eficiente. Temos meios suficientes, com 2 mil viaturas, 10 mil operacionais no terreno e 47 meios aéreos.”

No contexto desta sessão, foi apresentada a Diretiva que organiza o dispositivo de combate previsto no DECIF para o período crítico de incêndios florestais deste ano.

Depois de, em Janeiro, ter reunido com o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, o Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Penafiel e o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, assumindo todos os esforços para a aquisição da autoescada para Penafiel, Jorge Gomes, Secretário de Estado anunciou que “a candidatura para aquisição deste equipamento para os Bombeiros de Penafiel poderá avançar a partir de Maio. Todos sabemos que o orçamento do estado tem de ser bem gerido. Estamos a falar de dinheiro público que acaba por pertencer a cada um de nós. Entendemos que, nesta situação, devemos aproveitar os fundos comunitários para adquirir este tipo de equipamentos. Posto isto, a partir de maio, vão abrir concursos para candidaturas a fundos comunitários. Estamos esperançados e confiantes que tudo corra bem.”

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Desde o início que assumimos a nossa atenção e disponibilidade para solucionar a questão da necessidade deste equipamento para Penafiel. Fizemos todas as diligências necessárias para, de uma forma responsável, resolver esta questão. Perante a visita e o anúncio do Secretário de Estado acreditamos que este processo encontra-se a bom ritmo. Reafirmamos a nossa total disponibilidade para colaborar e suportar a parte não comparticipada do equipamento. Referir ainda que foi para nós uma honra poder receber esta importante cerimónia aqui em Penafiel. O nosso Município foi o escolhido, entre os 18 do Distrito do Porto, para ser palco da apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) de 2016, o qual integra o Plano Operacional Distrital.”

António Rodrigues, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, salientou a importância do trabalho conjunto entra a Direção dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, a Câmara Municipal e a Secretaria de Estado da Administração Interna. “Estamos otimistas com o compromisso do Governo referente a esta situação em particular. Apesar deste equipamento ainda não ter sido fulcral para uma situação de emergência, mesmo sabendo que o comando distrital encaminharia uma viatura com a mesma tipologia, caso fosse necessário, continuamos a defender que Penafiel necessita de uma autoescada. Estou feliz pelo desenvolvimento da situação e quero agradecer à Camara Municipal de Penafiel pelo apoio que demonstrou, desde o início, e pela disponibilidade imediata na comparticipação da aquisição do equipamento e claro, ao Secretário de Estado pelo compromisso e apoio aos nossos bombeiros.”

Este equipamento ficará sediado na corporação dos Bombeiros Voluntários de Penafiel servindo as restantes corporações do concelho e integrará o dispositivo distrital.