Presidente da Câmara de Penafiel Critica Governo Por Não Aprovar Equipa de Sapadores Florestais Para o Concelho

O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, manifestou a sua insatisfação e surpresa com a decisão do Governo em não aprovar a candidatura do Município de Penafiel para a constituição de uma equipa de sapadores florestais para o concelho.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Este ano voltamos a apresentar uma candidatura para a criação de uma equipa de sapadores. Infelizmente, apesar de ter sido pontuada com uma boa nota, não foi aprovada. Foram aprovadas apenas 20 candidaturas a nível nacional. Esta equipa teria como objetivo trabalhar ao longo de todo o ano na prevenção, limpeza e desmatação, dando continuidade ao trabalho que a autarquia tem vindo a realizar no âmbito da prevenção de fogos florestais.”

Entretanto o Município de Penafiel já apresentou recurso da decisão do governo em não aprovar a candidatura para a constituição de uma equipa de sapadores florestais para o concelho.

O Município de Penafiel tem insistido junto do Governo para a importância e urgência da criação deste tipo de equipas de intervenção, no âmbito do Programa Nacional de Sapadores Florestais. Esta candidatura mereceu um parecer favorável por deliberação da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, tendo sido apresentada em cumprimento com todos os requisitos.

Esta equipa de sapadores florestais seria constituída por 5 trabalhadores especializados no âmbito da prevenção de incêndios florestais e teria como função a prossecução das ações previstas no plano de ação do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios deste concelho. Caberia também a esta equipa o desenvolvimento das ações de vigilância, de apoio ao combate aos incêndios florestais e às subsequentes operações de rescaldo.

Antonino de Sousa acrescenta ainda que, “ficamos todos surpreendidos quando ouvimos, no dia-a-dia, entidades com certos discursos na televisão e na prática fazem completamente ao contrário. Todos os dias ouvimos na comunicação social que é preciso apostar na prevenção, e depois dizem-nos que não há recursos para apoiar uma equipa de sapadores florestais para uma câmara municipal, como a de Penafiel.”

O Município de Penafiel corresponde ao segundo concelho com maior área de floresta no Distrito do Porto, seguido de Amarante, e integra a segunda maior mancha florestal contínua do distrito do Porto (18 300 hectares).

Refira-se que a Câmara Municipal de Penafiel concluiu, em Dezembro de 2016, o plano municipal da defesa da floresta contra incêndios e criou a primeira equipa de rescaldo constituída apenas por bombeiros, equipa esta elogiada pela Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).