PENAFIEL: UTENTES COM MAIS DE 80 ANOS COMEÇAM A SER VACINADOS AMANHÃ

Vacinação para utentes com 50 ou mais anos e patologias associadas decorrerá nos próximos dias 18 e 19 de fevereiro

Processo de vacinação nos lares está concluído

Todos os cidadãos devem aguardar contacto da DGS via sms ou por correio

Juntas de freguesia vão disponibilizar transporte para quem necessitar

O Município de Penafiel informa que amanhã, dia 16 de fevereiro, a partir das 08h30, inicia-se a vacinação contra a covid 19 para utentes com 80 ou mais anos e 50 ou mais anos com patologias associadas, como insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal, doença pulmonar obstrutiva crónica, doença respiratória crónica com suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

De terça-feira (dia 16) até sexta-feira (dia 19), estima-se que serão vacinados 560 utentes com mais de 80 anos nos concelhos que fazem parte do  ACES Vale do Sousa Sul – Penafiel, Paredes e Castelo de Paiva.

Já nos dias 18 e 19, nos mesmos concelhos, vão tomar a vacina cerca de 250 pessoas com mais de 50 anos e com comorbilidades.

Todos os utentes estão a ser convocados pelos serviços do ACES através de contacto telefónico, pelo que se pede à população especial atenção aos telemóveis e telefones, nomeadamente, a familiares e cuidadores dos mais vulneráveis e idosos.

Na passada sexta-feira, terminou o processo de vacinação nos lares, tendo sido vacinados 929 profissionais e 811 utentes.

Recorde-se que a autarquia enviou recentemente informação sobre o processo de vacinação. Até ao final de fevereiro, as vacinas vão ser administradas no centro de saúde, sendo que a partir de março, prevendo-se o aumento do número de vacinas disponíveis, este processo vai passar a ser realizado no Centro de Vacinação – que em Penafiel será instalado no Pavilhão de Feiras e Exposições.

Os munícipes de Rio Mau e Sebolido, por uma questão de proximidade geográfica e de acesso aos cuidados de saúde primários, vão ser vacinados no Centro de Vacinação localizado no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

Existem 3 fases de vacinação em Portugal:

A decorrer está ainda a 1ª fase, onde se incluem pessoas com 50 ou mais anos com insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal, doença pulmonar obstrutiva crónica, doença respiratória crónica com suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração; pessoas com 80 ou mais anos; residentes em lares e internados em unidades de cuidados continuados e respetivos profissionais; profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados; e forças de segurança.

Numa 2ª fase, serão vacinadas todas as pessoas com 65 ou mais anos; e a população dos 50 anos e até aos 64 com patologias associadas, como diabetes, neoplasia maligna ativa, doença renal, insuficiência hepática, obesidade, hipertensão arterial e outras patologias que poderão entretanto ser incluídas.

Por fim, a 3ª fase prevê que toda a restante população seja vacinada.

Em caso de necessidade, os munícipes devem contactar a sua junta de freguesia para solicitar transporte até ao local de vacinação.

O Município de Penafiel apela, mais uma vez, ao responsável cumprimento das medidas de combate ao covid19 em vigor no nosso país e relembra que continua a acompanhar de forma rigorosa a situação pandémica, em estreita ligação com as autoridades de saúde locais e nacionais.