PENAFIEL RECEBE FASE ESCOLAR/CONCELHIA DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Provas vão realizar-se na nas bibliotecas escolares dos agrupamentos de escola

A 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), que decorre entre o dia 7 de outubro de e o dia 6 de junho de 2021, encontra-se na fase Escolar/Concelhia em Penafiel.

A realização do Concurso Nacional de Leitura é organizada na sua fase municipal pela Biblioteca Municipal de Penafiel em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho.

Em Penafiel concorrem um total de 26 alunos, sendo 6 do 1º ciclo, 6 do 2º ciclo, 8 do 3º ciclo e, finalmente 6 do secundário.

As provas em Penafiel vão realizar-se no dia 23 de fevereiro e, atendendo à pandemia por COVID-19, terão lugar nas bibliotecas escolares dos respetivos agrupamentos, sendo depois selecionados os alunos de cada nível de ensino que irão representar o Município de Penafiel na fase intermunicipal, que terá lugar em Cinfães a 22 de abril.

Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) em parceria com Rede de Bibliotecas Escolares (RBE); Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP); Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e com a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), responsável pela cobertura televisiva do evento, a iniciativa e o desenvolvimento do CNL.

Em Penafiel, as obras selecionadas para o concurso foram:

Para o 1º Ciclo (3º e 4º ano)

– “A Noite de Natal” de Sophia de Mello Breyner Andresen

Para o 2º Ciclo (5º e 6º ano)

– “Rosa, minha irmã Rosa” de Alice Vieira

Para o 3º Ciclo (7º, 8º e 9º ano)

– “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar” de Luís Sepúlveda

Para o Secundário (10º, 11º e 12º anos)

– “Crónica dos Bons Malandros” de Mário Zambujal