PENAFIEL PARTICIPA EM INVESTIGAÇÃO SOBRE MODELOS COMPLEMENTARES E ALTERNATIVOS DE EDUCAÇÃO

A Câmara Municipal de Penafiel, em conjunto com a Ader-Sousa, estão a participar na realização de uma investigação sobre modelos complementares e alternativos de educação para a cidadania e para a participação cívica através do jogo “Agora Falo Eu!”.

O jogo contém 8 cartas com perguntas e 120 cartas de imagens. Ao longo do jogo, as crianças são convidadas a responder às cartas de perguntas com as cartas de imagens que lhes são fornecidas.

As perguntas pretendem aferir quais as preferências ou as preocupações das crianças, a forma como gostam de trabalhar ou como gostam de se divertir e quem querem envolver nessas atividades.

O jogo “Agora Falo Eu!” é destinado a crianças com idades entre os 7 e os 13 anos de idade (que frequentem o 1.º ou 2.º ciclo do Ensino Básico). Cada jogo pode ter entre 4 a 7 participantes.

Neste sentido a Vereadora da Câmara Municipal de Penafiel, Susana Oliveira, esteve no Centro Escolar de Penafiel para perceber a metodologia e ver a reacção dos alunos sobre o jogo “Agora Falo Eu!”.

O jogo permite aos mais novos o contacto com as temáticas de cidadania e a participação em dinâmicas democráticas, dando a palavra às crianças na definição dos seus interesses na área da Cidadania e na identificação dos meios mais indicados para trabalhar a Cidadania e a Participação Cívica junto deles. É um jogo muito interessante”, explicou a Vereadora.