PENAFIEL MANTÉM A APOSTA NA PROMOÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

Penafiel mantém a aposta na promoção da leitura e da escrita nas escolas, lares de idosos, bairros sociais e no estabelecimento prisional da região

Câmara de Penafiel e Plano Nacional de Leitura (PNL2027) assinam acordo de parceria

PLLP conta com a parceria da Biblioteca de Penafiel, Agrupamentos de Escolas, Associações (lares e/ou centros de dia), e do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira.

A Câmara Municipal de Penafiel e o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) assinaram um Acordo de Parceria com o objetivo de realizar 3 ações concretas, inseridas no Plano Local de Leitura de Penafiel (PLLP).

Através deste Acordo de Parceria, a Câmara Municipal de Penafiel irá implementar um Plano Local de Leitura dirigido aos públicos infantis, juvenis, população sénior e grupos vulneráveis.

Na primeira acção dirigida à 1º infância, crianças e jovens, a Câmara de Penafiel vai assegurar que os recursos bibliográficos da Biblioteca Municipal cheguem aos mais novos, através da Biblioteca itinerante, que percorrerá as diferentes freguesias ao longo de todo o ano.

A população sénior do concelho também será envolvida neste plano local de Leitura. Penafiel dispõe de uma vasta rede de centros de dia e lares de terceira idade. Este plano prevê criar dinâmicas culturais que promovam igualmente o bem estar e a saúde mental da população sénior.  O projecto Maleta Mágica, histórias e lendas, da Biblioteca de Penafiel, vai incentivar os mais idosos a recordarem memórias a partilhá-las em grupo.

O Plano Local de Leitura vai ainda chegar aos diversos bairros sociais do concelho e a um estabelecimento prisional da região com o objectivo de promover actividades que despertem essas comunidades para a cidadania, através da promoção do livro e da leitura.

O Plano Local de Leitura de Penafiel pretende reforçar a política municipal de promoção e capacitação para a leitura, a escrita e as literacias, e conta com a parceria da Biblioteca Municipal de Penafiel, Agrupamentos de Escolas do Concelho de Penafiel, Associações para o Desenvolvimento com valências de lares e/ou centros de dia, e o Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira.