PENAFIEL LANÇA GARRAFA “ÁGUA SEGURA” PARA HOTELARIA E RESTAURAÇÃO DO CONCELHO

Garrafa de vidro reutilizável e com design próprio “Água Segura” pretende consciencializar a população para a qualidade da água da rede pública para consumo

“Água Segura” é o nome da garrafa de vidro reutilizável e inclusiva que a Penafiel Verde E.M. e a Câmara Municipal de Penafiel acabaram de lançar e que está disponível para a hotelaria e restauração do concelho de Penafiel. A apresentação decorreu na Casa Valxisto – Country House, na freguesia de Lagares e Figueira.

Este novo recipiente, com capacidade de 0,75L, é um convite ao consumo da água da torneira e caracteriza-se por um design simples, rótulo bilingue (português/inglês), QRCode com ligação ao site da empresa municipal e consequente acesso a relatórios trimestrais da qualidade da água, entre outras informações, apresentando ainda uma mensagem inclusiva através de leitura em braille, sendo também fácil de manusear.

Para Ana Oliveira da Casa Valxisto, “Devemos agradecer e dar os parabéns por esta iniciativa amiga do ambiente por parte da Penafiel Verde e da Câmara Municipal de Penafiel. Para além de preservarmos todas as questões ambientais associadas a esta acção, estamos também a dar um bom exemplo a quem nos visita e a quem se depara com esta garrafa prática, útil e bonita.

Recentemente, a Penafiel Verde E.M. foi distinguida pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) com os selos de qualidade – 2020 e 2021 – na categoria “Qualidade exemplar de água para consumo humano”.

Para Alexandra Almeida, Presidente do Conselho de Administração da Penafiel Verde E.M., “Esta campanha, através da garrafa “Água Segura”, tem como principal objetivo fortalecer junto da população a confiança e a qualidade dos serviços de água da rede pública, tendo por base uma mensagem de segurança e de transparência para com o consumidor, corroborada pela distinção dos selos de qualidade da água para consumo humano, por parte da entidade reguladora do setor da água (ERSAR).

A água da Penafiel Verde E.M. é captada no Rio Tâmega e através de tratamento em ETA (Estação de Tratamento de Água) é garantida a sua potabilidade. Só no ano passado, foram realizadas 280 análises com diversos parâmetros, de acordo com DL152/2017 de 7 de dezembro, as quais comprovam a qualidade da água para consumo, cumprindo a 100% os valores paramétricos.

Destaque ainda para o facto de que todo o sistema de tratamento e de distribuição é monitorizado e controlado 24h por dia.

Para Susana Oliveira, Vereadora com o pelouro do Ambiente, “A Câmara Municipal de Penafiel associou-se deste o primeiro momento a esta iniciativa da Penafiel Verde. Partilhamos da mesma missão e estamos sempre à procura de novas medidas de sustentabilidade que protejam ainda mais o nosso meio ambiente. Esta campanha de incentivo ao uso sustentável e responsável da água da torneira pretende mudar os hábitos de consumo, zelando pela saúde pública, ao mesmo tempo que é uma forma de reduzir o impacto ambiental da água engarrafada de embalagem descartável.

Atualmente, a taxa de disponibilidade da rede de água, no concelho de Penafiel é 98%. Já a taxa de adesão situa-se nos 69%. De referir que 29% da população penafidelense utiliza nas suas atividades diárias água não controlada.

Até ao momento, a campanha conta já com 55 aderentes, sendo que todas as unidades hoteleiras (hotéis, turismo local, turismo de habitação, alojamento local, agroturismo, hotéis rurais) e de restauração do Concelho interessadas em receber gratuitamente as suas garrafas de vidro podem fazê-lo, entrando em contacto com a Penafiel Verde E.M. através do 255 710 130 e/ou do e-mail geral@penafielverde.pt.