PENAFIEL INICIA PROCESSO DE CERTIFICAÇÂO COMO DESTINO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL

O Município de Penafiel deu início ao seu processo de certificação como destino turístico sustentável, em alinhamento com os critérios internacionais da Green Destinations, entidade de referência mundial na promoção da sustentabilidade nos territórios turísticos.

Este compromisso reflete a aposta estratégica de Penafiel na valorização do seu património, na promoção de boas práticas ambientais, sociais e económicas, e na construção de um futuro mais sustentável para residentes, visitantes e agentes locais.

Como primeiro passo visível deste processo, Penafiel irá participar na edição de 2025 dos Green Destinations Top 100 Stories Awards, com a submissão de uma história de boas práticas que terá como protagonista a Aldeia de Quintandona. Este reconhecimento internacional poderá destacar Quintandona como um exemplo inspirador de valorização do património rural e cultural, com potencial para reforçar a notoriedade e atratividade turística do concelho a nível global.

Com este projeto, o Município de Penafiel reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, apostando numa estratégia que alia identidade, inovação e responsabilidade. O grupo de trabalho, liderado por Adolfo Moreno, vereador com o pelouro do Turismo, reuniu, pela primeira vez, em meados de maio no Museu Municipal de Penafiel..

A Green Destinations é, desde 2018, uma entidade acreditada pelo Global Tourism Sustainable Council (GSTC) para a certificação de destinos turísticos sustentáveis. O parceiro em Portugal é a consultora Th1nk, especializada na certificação de destinos e agentes económicos do turismo, que está a acompanhar tecnicamente o município neste processo.