PENAFIEL GANHA DOIS CAMPOS ICÓNICOS DE BASKET COM ARTE DE MATILDE HORTA E FLIX

Câmara de Penafiel e a Hoopers, plataforma de comunidade para jogadores e fãs de Basquetebol, são os responsáveis do projeto

Intervenção artística a cargo de Matilde Horta, artista natural de Penafiel, e Flix

Penafiel é o primeiro Município a ter dois campos em simultâneo lançados pela startup portuguesa

A Câmara Municipal de Penafiel e a Hoopers, uma plataforma de comunidade para jogadores e fãs de Basquetebol que cria, agrega e promove campos, conteúdos e produtos, uniram esforços e requalificaram 2 campos icónicos de basket, em Penafiel.

Créditos foto: Hoopers/Malagueta

O campo da Quinta das Lages, da autoria de Flix, é mais um campo de 3×3 desenvolvido pela Hoopers, e encontra-se localizado junto às infraestruturas desportivas da cidade e ao parque escolar, o que deverá impulsionar a sua utilização por parte de toda a comunidade.

O segundo campo, localizado numa zona residencial, e com Intervenção artística a cargo de Matilde Horta, artista natural de Penafiel, é uma requalificação de um campo existente de 5×5 que ganhou uma utilização expressiva pelos praticantes da região durante o período de confinamento, onde a prática desportiva foi fortemente afectada.

Créditos foto: Hoopers/Malagueta

De recordar que, pela primeira vez, a Câmara Municipal de Penafiel e a Hoopers convidaram uma artista local para executar o projeto, numa zona que acabaria por ser especial para a artista, por estar localizada junto à residência dos seus avós.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “este projeto é o resultado feliz da combinação entre desporto, juventude e cultura. Esta intervenção possibilitou a recuperação de dois campos de basquetebol da cidade, possibilitando e incentivando a sua utilização por todos: as famílias, os amantes da modalidade e os atletas do Clube de Basquetebol de Penafiel. Adicionalmente, permitiu-nos também dar palco a uma artista da cidade, a Matilde Horta, para expor a sua obra e demonstrar que também sabemos acolher os talentos internacionais como é o caso do artista Flix”.

Este projeto foi um enorme desafio, pois estivemos a realizar uma intervenção praticamente em simultâneo nos dois espaços. Estamos muito satisfeitos com o resultado final e acreditamos que ambos os espaços serão muito utilizados pela comunidade local para jogar basquetebol formal e informalmente”, explica André Costa, co-fundador da Hoopers.

Neste momento, a intervenção artística está concluída e está prevista uma abertura dos espaços ao público esta sexta-feira, dia 28 de maio, com a participação da comunidade local e dos jovens do Clube de Basquetebol de Penafiel. Os trabalhos de intervenção arrancaram no dia 17 de maio e são parceiros desta iniciativa a Robbialac, a JOPINTO e a Sport Design.