PENAFIEL COM PROJETO CULTURAL APROVADO PARA A 2ª FASE DO PROGRAMA TRADIÇÕES | EDP

2ª fase vai permitir apoio financeiro para a criação do “Espaço Oficina PARTO – Penafiel, Artes e Ofícios”

Projecto pretende criar iniciativas de promoção e salvaguarda das artes e ofícios tradicionais do concelho.

Depois de em 2019 Penafiel ter sido um dos 9 selecionados, de 67 candidatos, para a 1.ª fase do Programa Tradições 2018-2020, promovido pela EDP Produção, com o projeto “Das Artes e Ofícios Tradicionais de Penafiel”, a Câmara Municipal de Penafiel submeteu este ano, em Fevereiro, uma candidatura à 2.ª fase do Programa Tradições 2018-2020, que mereceu novamente a aprovação da EDP.

Esta 2.ª fase permite a candidatura a uma extensão de apoio financeiro suplementar, destinada apenas aos projectos, como o caso do Município de Penafiel, que tenham cumprido os objetivos a que se propuseram e tenham sido bem avaliados ao longo da 1.º fase da sua execução.

Esta extensão do apoio financeiro destina-se agora à criação do “Espaço Oficina PARTO – Penafiel, Artes e Ofícios”, para promoção e divulgação do projeto inicialmente desenvolvido “Das Artes e Ofícios Tradicionais de Penafiel”, e que passará assim a ter no centro da cidade um espaço próprio e permanente para ancorar e alavancar iniciativas de promoção e salvaguarda das artes e ofícios tradicionais do concelho.

O espaço “Oficina PARTO” é um projecto de cariz polivalente e potencial incubadora de apoio a projetos criativos e a empreendedores. Será dotado dos necessários equipamentos para desenvolvimento de atividades de demonstração, experimentação e formação. Pretende ser uma plataforma de preservação e divulgação das técnicas e dos produtos artesanais locais, contribuindo para uma aproximação entre os artesãos e a comunidade. Este projecto pretende ainda promover e atrair novos artesões.

O projeto inicial “Das Artes e Ofícios Tradicionais de Penafiel”, concebido e implementado pelo Museu Municipal, desenrolou-se ao longo de todo o ano de 2019 e estruturou-se em três vertentes fundamentais, complementares entre si: a identificação e registo dos artesãos ainda no ativo (suas memórias, técnicas, produtos e espaços de trabalho), a transmissão do conhecimento técnico dos artesãos participantes através dos workshops intergeracionais realizados, e ainda a divulgação e promoção das artes e ofícios tradicionais, através da construção de um website dedicado e de uma exposição temporária, cuja apresentação pública estava prevista para 21 de Março, mas adiados devido à atual situação pandémica.

O Programa Tradições é uma iniciativa de financiamento de projetos que tenham como objetivo central valorizar as culturas e tradições locais, estimulando a autoestima das comunidades, garantindo a valorização das artes e dos saberes populares pelas novas gerações, mais concretamente nos municípios que correspondem às áreas em que intervêm os seis centros produtores da EDP Produção.