PENAFIEL COM PROJETO AMBICIOSO DE COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR

Iniciação à robótica, Teatro, Escrita Criativa, Jogos de matemática, Rádio na Escola, Parceria com Universidade do Porto e workshops para os pais são algumas das medidas

Combater o insucesso escolar e simultaneamente criar condições para uma maior e melhor aprendizagem é o objectivo do município de Penafiel que através do pelouro da educação está avançar de forma conjugada com medidas inovadoras.

O plano de actuação está direccionado para milhares de alunos dos vários ciclos de ensino e cruza a informática, literatura e a matemática, privilegiando também jogos específicos e o envolvimento dos pais.

Com um investimento na ordem de 1 milhão de euros, o maior da região do Tâmega e Sousa, que será aplicado durante 3 anos, Penafiel escolheu áreas cirúrgicas de intervenção.

A iniciação à programação e à robótica com um robot criado para o efeito vai ser disponibilizado a mais de 1400 alunos do 3º e 4º, fazendo com que todas as semanas os alunos possam programar, interagir e ver acontecer na prática os resultados da sua programação.

Na área das ciências a estratégia passou por um protocolo de colaboração com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, permitindo que os mais Novos possam ter contacto com experiencias reais, partindo para a descoberta com base na experimentação, sendo esta componente direccionada para os alunos do 3º e 4º ano.

Em Penafiel, o acesso à cultura está presente em muitas das decisões do município e numa cidade que ostenta a Escritaria, achou por bem o pelouro da educação, instituir módulos de escrita criativa, com Cidália Fernandes, autora Penafidelense que contribuirá  desta forma para promover o gosto pela escrita e também pela leitura.

A matemática e o incentivo ao seu estudo passa pela criação de jogos como a Rota dos Números, complementando-se ainda o raciocínio lógico e estratégico com a implementação na escola do Xadrez, um jogo com centenas de anos e que continua a apaixonar milhões de pessoas em todo o mundo.

As artes performativas através do teatro que muito contribuem para o desenvolvimento interpessoal dos jovens, será outra das áreas em destaque no âmbito do plano de combate ao insucesso escolar.

A Rádio chega em Setembro à escola e com ela, todo um admirável “mundo novo” de descoberta e partilha pela voz e pela música.

Com a introdução de diversas valências inovadoras e conjugadas, o plano integrado aposta também numa outra vertente que é considerada fundamental, quando falamos de políticas de educação, que é precisamente o envolvimento dos pais.

Conversas e workshops com os pais estão previstos ao longo do ano educativo, também como forma de potenciar em casa tudo aquilo que os alunos vão experimentar e descobrir na sua escola.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa” O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar em Penafiel, é composto por actividades e planos de acção muito variados que no seu conjunto vão certamente mobilizar os alunos e potenciar, em muitos casos, a descoberta de áreas de conhecimento com as quais mais se identificam. A grande diferença do plano a executar em Penafiel é o facto de termos tido a capacidade de escolher diversos projetos diferentes que cobrem várias áreas de saber e com isso ajudar e preparar os alunos para estarem atentos a novos caminhos e descobertas.”

Para Rodrigo Lopes, Vereador da Educação “ Trata-se de um projeto alargado, pioneiro no concelho, direcionado para a promoção do sucesso escolar dos nossos alunos, através de ações diversificadas, com o recurso às novas tecnologias e às artes, e que são complementares ao currículo regular. Consideramos uma oportunidade de excelência que eleva a qualidade da educação em Penafiel.”

Com uma equipa multidisciplinar composta por 2 psicólogos, 1 técnico ciências da educação e 1 assistente social, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Penafiel terá um acompanhamento permanente, o que por si só é também um mecanismo para alcançar resultados.

Este projeto é comparticipado no âmbito do NORTE2020 pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)