PENAFIEL CANDIDATA A CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2020

Penafidelense Fernanda Ribeiro, atleta portuguesa mais medalhada de sempre e Campeã Olímpica é embaixadora da candidatura

O Município de Penafiel oficializou a candidatura a cidade Europeia do Desporto 2020, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Antonino de Sousa, do Vereador do Desporto, Pedro Santana Cepeda, do Presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto (ACES Portugal), Nuno Pedro Santos e de Fernanda Ribeiro, atleta portuguesa mais medalhada de sempre e Campeã Olímpica de atletismo, embaixadora da candidatura.

Esta candidatura reforça a aposta do Município de Penafiel na área do Desporto, quer para captar mais provas desportivas para o território quer para o melhoramento das condições dos equipamentos desportivos, na criação de novas infraestruturas de formação, no aumento da oferta desportiva, na promoção de atividade física e na dinamização de eventos desportivos nacionais e internacionais.

Penafiel é um território com grande património histórico edificado e com uma dinâmica cultural e desportiva de grande impacto e de nível internacional. Em 2017, o concelho foi considerado pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) o ‘Município Português com Melhor Programação Cultural’. Em 2020, Penafiel celebra os 250 anos da elevação a cidade, uma data marcante para celebrar o desporto e a história da cidade.

Para Antonino Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “A candidatura de Penafiel a Cidade Europeia do Desporto 2020 representa mais uma aposta na valorização do desporto no nosso território. Penafiel é palco de grandes eventos desportivos nacionais e internacionais. É escolha de várias entidades e federações pela dinâmica do seu associativismo desportivo e pela paixão que a sua população tem pelo desporto. Pretendemos que Penafiel seja um exemplo inspirador para outras cidades, como é o nosso caso, no que diz respeito ao forte investimento em infraestruturas para a prática desportiva, na capacidade de mobilização da população, das associações desportivas e das entidades públicas na concretização dos objetivos propostos na candidatura.”

O forte associativismo é um fator de grande impacto a nível desportivo em Penafiel

A força associativa do concelho é o motor da dinamização e da exploração das potencialidades desportivas do concelho. Praticamente todas as semanas, ao longo de todo o ano, existem manifestações desportivas que a autarquia procura potenciar. Segundo os dados do ano desportivo 2017/2018, existem 67 clubes e associações desportivamente ativas que integram um total de 2.842 atletas praticantes de 23 modalidades desportivas. Também inserido na prática desportiva ativa importa considerar os programas regulares promovidos pela Câmara Municipal, com 2.492 pessoas inscritas e ainda os praticantes inscritos em ginásios em diversas modalidades/atividades com 2.640 membros.

O Município de Penafiel desenvolve ainda o programa ‘Séniores+Activos’ que é implementado junto de 20 instituições sociais, de forma regular com duas sessões semanais, para a atividade física e para o desenvolvimento da modalidade Boccia Sénior. Atualmente existem 453 praticantes desta modalidade que estão isentos de qualquer custo.

Forte investimento do Município de Penafiel em infraestruturas permitiu equipar o concelho com 80 espaços desportivos distribuídos pelas diversas tipologias

Penafiel realizou um investimento significativo na requalificação dos seus espaços públicos, procurando sempre criar condições para os cidadãos usufruírem dessas áreas urbanas. Neste contexto, a autarquia implementou diversas zonas de prática desportiva, com infraestruras dedicadas à atividade física. O Município de Penafiel dispõe de uma boa rede de equipamentos desportivos, que consideram-se fundamentais para o processo de desenvolvimento desportivo, seja através do desporto federado ou da prática desportiva informal. De acordo com o IHPD 2018, 60% da população demora apenas ente 1 a 10 minutos a chegar ao local onde pratica desporto e 35% demora entre 10 a 20 minutos.

Anualmente existe um conjunto muito alargado de eventos desportivos realizados em Penafiel, com impacto local, regional, nacional e internacional

Nos últimos anos o Município de Penafiel procurou reforçar a oferta de eventos desportivos no concelho. A organização destes eventos assentam nos processos de colaboração mútua e parcerias numa trilogia institucional que envolve o município, as associações desportivas locais e as associações ou federações que tutelam as respectivas modalidades.

A nível internacional Penafiel acolhe eventos como o ‘Extreme XL de Lagares’, evento que integra o campeonato do mundo de enduro e o Campeonato Europeu de AquaBike e o Campeonato Mundial de Juniores de AquaBike, que se realizam na foz do Rio Tâmega, na localidade de Entre-os-Rios.

Como uma abrangência nacional, refira-se a ocorrência regular dos Campeonatos Nacionais Adaptados em natação e de futsal, assim como a Volta a Portugal em Bicicleta que ocorre anualmente com uma etapa a atravesar o território municipal, o “Enduro Sentir Penafiel”, o “Open Sentir Penafiel em Ciclocross” e o “Penafiel City Race”, prova de orientação urbana que integra o Portugal City Race.

Ainda nesta dimensão, e a consolidar-se, destaque para o “Penafiel Racing Fest” evento único que envolve todas as variantes do desporto motorizado de 2 e 4 rodas e os campeonatos nacionais de Triatlo e Duatlo Cross.