Penafiel acolheu milhares de motociclistas na 20.ª edição do dia nacional do motociclista

Federação de Motociclismo de Portugal Garantiu Regresso do Evento a Penafiel

O Município de Penafiel recebeu, durante o fim de semana, milhares de motociclistas, no âmbito da 20ª edição do “Dia Nacional do Motociclista”, uma organização da Federação Motociclismo de Portugal e que contou com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel e do Moto-Clube Vale do Sousa.

penafiel-acolheu-milhares-de-motociclistas-na-20-a-edicao-do-dia-nacional-do-motociclista1

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Apesar das condições meteorológicas adversas, foram muitos milhares de motociclistas que, de todo o país, vieram a Penafiel comemorar o seu dia, o Dia Nacional do Motociclista. Um evento que prestigiou, à escala nacional, o nome de Penafiel, e promoveu, junto dos visitantes, o património, gastronomia e hospitalidade penafidelense, sem esquecer a nossa capacidade de organização. Esta iniciativa fez parte da nossa estratégia de atrair grandes eventos para o nosso Concelho. Aos milhares de visitantes que por aqui passaram, durante este fim de semana, redobramos o convite para cá voltarem.”

No dia oficial das comemorações os representantes dos Motoclubes e Grupos de Motociclistas, foram recebidos no Museu Municipal de Penafiel para uma visita guiada à descoberta do património e das tradições do território penafidelense.

penafiel-acolheu-milhares-de-motociclistas-na-20-a-edicao-do-dia-nacional-do-motociclista-2

Para Manuel Marinheiro, Presidente da Federação Motociclismo de Portugal, “Em nome da Federação Portuguesa de Motociclismo agradecer e elogiar o empenho de todos os parceiros que tornam este dia, mais um dia histórico para todos os motociclistas. Uma palavra especial para os milhares de motociclistas que mesmo com chuva demonstram o nosso verdadeiro espirito e paixão pelas motas. O Dia Nacional do Motociclista é isto, celebrar a fraternidade, a amizade e o amor por este estilo de vida, sem esquecer todos aqueles que já partiram. Quero desde já assumir que Penafiel esteve à altura deste evento nacional e confirmar que irá, a seu tempo, receber novamente o Dia Nacional do Motociclista.”

penafiel-acolheu-milhares-de-motociclistas-na-20-a-edicao-do-dia-nacional-do-motociclista-3

Na parte da tarde os representantes dos Motoclubes e Grupos de Motociclistas, com os respetivos estandartes e bandeiras de clubes, saíram em cortejo, da igreja do Sameiro, com o andor de S. Rafael, padroeiro dos motociclistas, o andor de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da Igreja de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos (Santuário do Sameiro) e o andor de S. Martinho, padroeiro de Penafiel, em direção ao campo da feira, onde decorreu a sessão solene e a tradicional bênção de motos e capacetes.

penafiel-acolheu-milhares-de-motociclistas-na-20-a-edicao-do-dia-nacional-do-motociclista-4

Para Fernando Gomes, Presidente do Moto Clube do Vale do Sousa, “Depois de muito empenho, dedicação e trabalho para realizar este evento nacional, mesmo com condições climatéricas adversas, o Moto Clube do Vale do Sousa está muito satisfeito e honrado por ter cumprido este objetivo. Penafiel recebeu milhares de motociclistas, muitos deles com milhares de quilómetros percorridos. As condições atmosféricas não interferiram no espirito e na celebração deste dia. A simpatia, o companheirismo e a amabilidade desta organização reforçou o afeto que todos nós sentimos neste dia. Obrigado à Câmara Municipal de Penafiel, obrigado à Federação Motociclismo de Portugal e obrigado a todos os colaboradores e participantes da 20º edição do “Dia do Nacional do Motociclista”.

penafiel-acolheu-milhares-de-motociclistas-na-20-a-edicao-do-dia-nacional-do-motociclista-5

Do programa oficial constaram várias atuações de grupos de música, com “Blueberries for Chemical”, “Rock Luso”, e “Lucky Duckies”.