PENAFIEL: 1ª EDIÇÃO “CÃOMINHADA” VAI JUNTAR CANINOS NUM PASSEIO PELA CIDADE

Município de Penafiel desafia população a caminhar com os caninos

Iniciativa faz parte das várias medidas amigas dos animais que a autarquia tem desenvolvido

O Município de Penafiel vai promover, no próximo dia 23 de junho, às 10h30, a 1ª edição da “Cãominhada”.

O percurso, que vai percorrer as ruas da cidade, tem início e fim marcado na Assembleia Penafidelense (Av. Egas Moniz), onde vão estar expostos alguns stand’s de acompanhamento veterinário, reiki canino, mostra de tosquia e cuidados de beleza e de aconselhamento de treino canino.

A participação é gratuita, sendo que os interessados devem efetuar a pré-inscrição em todas as clínicas aderentes ou através do correio electrónico cro.penafiel@cm-penafiel.pt. Quem pretender inscrever-se no próprio dia, pode fazê-lo a partir das 9h30, junto à Assembleia Penafidelense.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Penafiel lançou em 2018 uma campanha de incentivo à adopção “Adote um Amigo. Não abandone!”, oferecendo a esterilização, a identificação electrónica, a vacinação e a desparasitação a quem adoptar no canil municipal. Aprovou ainda um regulamento que incentiva e apoia famílias mais carenciadas para a esterilização do seu animal de companhia (cão ou gato), no sentido de evitar que sejam abandonadas ninhadas, o que infelizmente acontece muitas vezes.

A autarquia apresentou projeto de requalificação e ampliação de canil à administração central, que apesar de validado não foi contemplado com o financiamento. No entanto, a CMP, ciente da necessidade de requalificação e ampliação do seu CRO, avançou com o projeto, que deve estar finalizado até ao final do ano de 2019, recorrendo a verbas próprias.

O Município de Penafiel está também a promover, ao segundo domingo de cada mês, das 10h00 às 12h00, uma aula de treino canino gratuita, no parque canino de Penafiel, situado no Parque da Cidade.

A Câmara Municipal de Penafiel lembra que todos os animais acolhidos pelo centro de recolha oficial do canil municipal de Penafiel, e animais que não sejam reclamados pelos seus detentores no prazo de 15 dias, a contar da data da sua recolha, presumem-se abandonados e são obrigatoriamente esterilizados e encaminhados para adoção.

O serviço do Canil Municipal de Penafiel, através da página oficial Facebook – Canil Municipal de Penafiel, divulga ao público, regularmente e sempre que necessário, os animais disponíveis para adoção.