PASSES MAIS BARATOS E MAIS LIGAÇÕES AO HOSPITAL E ESTAÇÃO DE CP (NOVELAS)

Penafiel é na área da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS) o concelho com mais utilizadores de transportes públicos

Município de Penafiel tem vindo a trabalhar com CIM – TS para aumentar oferta e a qualidade e baixar os custos para o cidadão

A Câmara Municipal de Penafiel, em conjunto com as restantes Câmaras Municipais do Tâmega e Sousa, tem vindo a trabalhar e a dar contributos para o Projeto de Reestruturação da Rede Pública de Transporte de Passageiros da CIM do Tâmega e Sousa.

Um projeto piloto que surge no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) e que vai permitir, a partir de 1 de Maio, que os cidadãos beneficiem de preços mais baixos nos passes dos transportes públicos, na região.

A população residente em Penafiel é, no âmbito da CIM- TS, aquele que tem maior utilizadores de transporte públicos, com mais de 7.600 pessoas a realizarem viagens.

Os novos preços dos passes da CIM, contam com financiamento da Administração Central e do Município de Penafiel, passando a ter o custo de 20€ para passes urbanos, 30€ para viagens dentro dos concelhos e 40€ para viagens entre municípios da CIM.

O passe da viagem de comboio entre Porto e Penafiel vai baixar de 80 para 40€ , enquanto que o passe de autocarro entre Penafiel e Porto passa a custar 40€ registando um forte desconto face aos 90€ que custava antes.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Esta medida vai apoiar todos os utentes na redução da tarifa, possibilitar o apoio à criação de “passes família”, criar condições especiais para casos específicos e facilitar o acesso aos transportes públicos por parte das populações mais isoladas. Pretendemos ainda proporcionar viagens mais cómodas, com velocidades comerciais mais altas e com maior frequência, quer em dias úteis, quer no fim-de-semana, e com passagem pelo Hospital Padre Américo, pela estação de Novelas, em Penafiel, e pelas estações de comboio da linha do Douro.

O PART destinou 1,8 milhões para a região do Tâmega e Sousa, verba que vai permitir a criação de uma rede de ligação “Rede Tâmega e Sousa – PART” entre as 11 sedes de concelho e o Hospital Padre Américo, em Penafiel.