O “MERCADINHO DE NATAL” CHEGOU A PENAFIEL

Pai Natal chega a 2 de dezembro com Personagens de Natal a encantar os mais pequenos

Câmara de Penafiel vai adoptar medidas de poupança com iluminação de natal

Está a chegar a magia do “Penafiel Cidade Natal” com várias iniciativas, a partir do dia 1 (Quinta-feira), às 18h00, e até dia 24 de dezembro, para momentos em família, e com uma novidade muito especial, o “Mercadinho de Natal”, numa organização da Câmara Municipal de Penafiel, Associação Empresarial de Penafiel e Junta de Freguesia de Penafiel.

O “Mercadinho de Natal” vai estar situado no Largo da Misericórdia, repleto de luz e com várias bancas com produtos evocativas do espírito natalício para todos os gostos, desde gastronomia, doçaria, bebidas quentes, artesanato, decoração, joalharia, bijuteria, entre muitos outros.

O programa natalício “Penafiel Cidade Natal” volta a iluminar as ruas da cidade e com várias iniciativas de animação.

Logo no dia 2 de dezembro, dá-se a chegada do Pai Natal à Praça de Natal (Praça do Município), juntamente com várias personagens do universo de Natal que estarão a encantar os mais pequenos.

As iniciativas de rua, que têm como objetivo unir as famílias ao comércio tradicional, vão ter o seu epicentro na Praça de Natal, com várias oficinas direcionadas para os mais pequenos: oficina de artesanato, de sabores de Natal, modelagem de balões e pinturas faciais, oficina do Conto, bem como uma oficina de Músicas de Natal.

Na mesma Praça, junto da casa do Pai Natal, a organização do “Penafiel Cidade Natal” vai dinamizar um espaço solidário, onde a cada semana irá fazer-se uma recolha de bens essenciais que serão entregues nas instituições de solidariedade social do concelho de Penafiel.

A cidade voltará a ter baloiços de Natal e as melhores fotografias ganharão prémios que poderão ser usufruídos no comércio e hotelaria do Concelho de Penafiel. Os baloiços estarão espalhados pelo centro da cidade, e todas as famílias estão convidadas a tirarem fotografias com a hashtag #aepnatal22. Os vencedores com as melhores fotografias serão anunciados nas páginas oficiais da organização.

Este ano, a Câmara Municipal de Penafiel entendeu introduzir medidas de poupança nesta quadra natalícia no âmbito do programa Penafiel Cidade Natal.

A título de exemplo, a árvore de Natal gigante vai ser substituída pelo “Mercadinho de Natal” e as luzes desligadas pelas 24h00 para poupar energia.

Como parte das medidas de poupança de energia, o Município entendeu também reduzir a instalação de iluminação natalícia e o tempo de funcionamento.