Mensagem de Condolências

Falecimento de D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto

A Câmara Municipal de Penafiel expressa profundo pesar pelo falecimento de D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto.

Em nome do Município de Penafiel, o Presidente Antonino de Sousa apresenta as mais sentidas condolências à sua família, amigos mais próximos e a toda a comunidade diocesana.


O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa recorda D. António Francisco dos Santos como “um Homem bom, generoso, próximo dos mais desfavorecidos e com uma inteligência e visão muito rejuvenescedora. O nosso Bispo do Porto era um Homem extremamente afável, humano e de grande proximidade com o seu povo. Esteve em Penafiel várias vezes tendo deixado entre nós o seu carinho, o seu amor e a sua Paz. A sua perda é uma notícia extremamente dolorosa e triste para Penafiel e toda a comunidade diocesana. Jamais esqueceremos D. António Francisco dos Santos.”

Recorde-se que entre muitas iniciativas, D. António Francisco dos Santos presidiu à eucaristia do Dia dos Avós, em Penafiel, no dia 26 de Julho de 2017.


D. António Francisco dos Santos foi nomeado Bispo do Porto em fevereiro em 2014, sucedendo a D. Manuel Clemente.

O Bispo do Porto era natural de Tendais, concelho de Cinfães. Foi ordenado padre em dezembro de 1972, e desde então, entregou-se à Igreja e aos seus fiéis, proferindo uma mensagem de paz.

Ocupava o cargo de Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana. Era também vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.