Jornadas Europeias do Património decorreram no Museu de Penafiel

No dia 23 de setembro, o Museu Municipal de Penafiel recebeu o encontro “Comunidades e Culturas em Diálogo”, inserida no programa internacional das Jornadas Europeias do Património. Esta iniciativa foi organizada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Departamento de Ciências e Técnicas do Património), em colaboração com a Câmara Municipal de Penafiel, o CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória») e a Câmara Municipal de Sabrosa.

Para além do debate, também foi assinado um protocolo de doação do espólio da fundição de alumínio Rodrigo Ribeiro de Magalhães, Lda, ao Museu Municipal de Penafiel.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Estas Jornadas contaram com uma excelência de oradores, onde o envolvimento dos municípios com as universidades e as instituições locais potencia uma reflexão muito mais profunda. O concelho de Penafiel tem muitos bons exemplos de integração, desenvolvimento e valorização do seu património.”

penafiel

Durante as Jornadas foram abordados temas como património, museus e comunidades (relações de integração e desenvolvimento) e ainda “Penafiel, comunidades e culturas”.

Para Fernanda Ribeiro, Diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, “A componente da cultura e do património são temas incontornáveis de debate. Temos de valorizar o papel da nossa universidade, dos nossos centros de investigação e das comunidades para adquirir e ampliar o nosso conhecimento. Também sabemos que o papel dos municípios, como é o caso de Penafiel, têm sido fundamentais na preservação e valorização do património.”

Também no âmbito das Jornadas, o Museu de Penafiel acolheu, no dia 24, a 3.ª sessão de cinema gratuita com o filme “Alentejo, Alentejo”, de Sérgio Tréfaut. Este documentário é uma viagem pelo cante alentejano. O projeto é organizado pelo Museu Municipal de Penafiel, Associação de Amigos do Museu , em conjunto com a Câmara de Penafiel e apoiado pela Direção Regional de Cultura do Norte.

A programação das Jornadas Europeias do Património encerrou, no passado domingo, com mais um “Ao domingo no museu” que teve como ateliê temático “O pudim é para quê?”, uma atividade para todas as famílias.