III FESTIVAL DO MELÃO CASCA DE CARVALHO

3.ª edição do Festival, contempla apresentação de snacks, compotas e  “port melon”, produzidos a partir desta iguaria

A Confraria do Melão de Casca de Carvalho e a Câmara Municipal de Penafiel vão apresentar no próximo dia 1 de Setembro, no Jardim do Calvário, em Penafiel, novos produtos feitos a partir do Melão Casca de Carvalho.

Numa parceria estabelecida com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), investigadores vão apresentar snacks, compotas e o “port melon”, produtos que prometem diversificar as formas de consumo do melão de casca de carvalho, e torná-lo mais apelativo para novos tipos de consumidores, e mais rentável do ponto de vista comercial. Esta iniciativa vai ainda apresentar o gelado de melão casca de carvalho, concebido e produzido pelo Alvorada Cakes de Penafiel.

Tudo isto acontece no âmbito da realização do III Festival do Melão Casca de Carvalho, durante o qual se realizará, às 11h00, no auditório do Museu de Penafiel, o XVIII Capítulo Geral da Confraria do Melão Casca de Carvalho, com a entronização de novos confrades. A animação musical, durante todo o dia, estará a cargo das Concertinas da Eira (Abragão), do Grupo de Cavaquinhos de São Miguel de Paredes, do violoncelista Ricardo Januário e da Azevinhos Band School.

Os amantes desta iguaria poderão visitar a exposição dos melões para prova e venda, assim como diverso artesanato, sempre com a já referida animação musical, das 10h00 às 21h00, no Jardim do Calvário, em Penafiel.

9h30 – Pequeno-almoço (Bar Latitude)
10h00 – Recepção e animação das Concertinas da Eira, Abragão
11h00 – XVIII Capítulo Geral da Confraria do Melão Casca de Carvalho (Auditório do Museu Municipal de Penafiel)
11h30 – Missa com XV Entronização de Novos Confrades (Igreja da Misericórdia)