IDOSOS EM LARES DE PENAFIEL, PAREDES E CASTELO DE PAIVA VÃO SER TESTADOS AO COVID-19

Cerca de 2000 pessoas vão ser testadas nos próximos dias

O crescente número nacional de infetados em lares e IPSS´s é uma preocupação real das autoridades locais e de saúde.

As informações recorrentes que dão conta de um aumento, generalizado, de pessoas infetadas em lares e Instituições particulares de solidariedade social, levou a adoptar a máxima “mais vale prevenir que remediar”.

Assim, os 3 concelhos da área de influência do ACES – Vale do Sousa Sul, composto por Castelo de Paiva, Paredes e Penafiel, vão avançar com um programa intensivo de testes aos idosos que estejam em lares.

O programa prevê a realização de cerca de 2000 testes, que se iniciará de imediato, como medida de prevenção e contenção da epidemia numa franja da população que é a mais vulnerável: os idosos.

A Direcção Geral de Saúde, veio já alertar que a situação dos lares é muito delicada, com os mais seniores, principal grupo de risco, a estarem numa situação particularmente vulnerável devido à idade avançada, a uma maior incidência de comorbilidades , e também ao facto de estarem muito tempo confinados nos mesmos espaços.

Assim, e mesmo antes da implementação de qualquer medida alargada em termos nacionais, pelo Estado Central, as Câmaras Municipais de Penafiel, Paredes e Castelo de Paiva, vão avançar de imediato para testes em larga escala IPSS´s  nos seus territórios.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, ” É essencial testar aqueles que são considerados o maior grupo de risco, os nossos cidadãos mais idosos, em especial os que vivem em lares até pelos acontecimentos que infelizmente têm surgido um pouco por todo o País. Não vamos aguardar por decisões da tutela, nesta matéria, e avançaremos já com a realização dos testes necessários junto destes nossos concidadãos. Esta crise é uma aprendizagem diária e constante e se temos ao nosso alcance a possibilidade de fazer mais e fazer diferente, não vamos ficar de braços cruzados. ”

Recorda-se que entrou também em funcionamento, no passado dia 28 de março, o Centro de Rastreios do COVID 19, localizado no pavilhão de feiras e exposições de Penafiel (AGRIVAL) que serve precisamente os cidadãos dos concelhos abrangidos pelo ACES Vale do Sousa Sul ( Castelo de Paiva, Paredes e Penafiel).