FREGUESIA DE BOELHE INAUGUROU ’ESPAÇO MULTIUSOS INÁCIO C. TEIXEIRA’

Equipamento surge no âmbito da estratégia de desenvolvimento local para criação de espaços públicos de enraizamento social e para a afirmação de uma centralidade na freguesia

A Câmara Municipal de Penafiel e a Junta de Freguesia de Boelhe inauguraram, no passado sábado (dia 19 de março), o novo centro cívico e arranjo urbanístico da zona envolvente dessa freguesia – uma obra batizada de “Espaço Mutiusos Inácio C. Teixeira”, que se localiza junto ao cemitério e à Igreja de São Gens de Boelhe.

O novo equipamento, agora disponível para usufruto de todos os boelhenses, é constituído por espaços verdes, instalações sanitárias de apoio, um palco para realização de atividades e ocasiões festivas, um parque de merendas, um parque infantil, um percurso de manutenção e ainda um parque de estacionamento.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “Este Espaço Multiusos veio reforçar a centralidade já existente em Boelhe, e deu-lhe mais dignidade, na medida em que revitalizou toda a zona envolvente, disponibilizando diversos espaços públicos de lazer para toda a comunidade. Os boelhenses têm agora o direito e o dever de usufruir deste equipamento, que é de grande mais-valia para esta freguesia e, com certeza, vai servir as suas necessidades.”

Para o Presidente da Junta de Freguesia de Boelhe, Artur Teixeira, “Esta era uma obra que já sonhamos há muito tempo e que vai de encontro aos anseios das nossas famílias, crianças, idosos. É uma obra muito completa e uma forma de promover a socialização de toda a comunidade. Este Espaço Multiusos foi baptizado com o nome do meu pai “Inácio C. Teixeira”, porque é uma intervenção que ele, enquanto Presidente de Junta, já tinha manifestado desejo de concretizar. É também uma homenagem a ele.”

De salientar que, no futuro, vai ser feita uma intervenção, no sentido de ligar este novo espaço até à parte superior (Rua da Arca, onde se localizam os coretos) através de uma escadaria.