Francisca Portugal vence categoria de solista na “V Mostra Musical do Eixo Atlântico”

Penafiel foi representado por 3 Músicos

Francisca Portugal, violonista em representação do Município de Penafiel, venceu este fim-de-semana a categoria de solista na “V Mostra Musical do Eixo Atlântico”, um evento internacional que decorreu no Auditório Municipal de Vilagarcía de Arousa, em Pontevedra, e que contou com a presença de cerca de 200 músicos de 19 cidades da Galiza e Portugal, num programa com 55 atuações.

francisca-portugal-vence-categoria-de-solista-na-v-mostra-musical-do-eixo-atlantico-1

Para além de Francisca Portugal, a Câmara Municipal de Penafiel, parceira promotora deste evento, contou ainda com a representação de mais dois músicos penafidelenses, Albano Costa e Bruno Silva, na categoria de grupos de câmara com dueto de percussão.

Rodrigo Lopes, vereador da Câmara Municipal de Penafiel, que acompanhou a comitiva, enalteceu a qualidade dos músicos penafidelenses presentes nesta competição internacional, referindo que “Penafiel fechou com “chave d’ouro” a V Mostra Musical do Eixo Atlântico. A penafidelense Francisca Portugal conquistou o 1.° lugar na categoria de solista. Parabéns à Francisca e parabéns ao Albano Costa e Bruno Silva pelas excelentes prestações que proporcionaram nesta competição internacional. Foram brilhantes.”

francisca-portugal-vence-categoria-de-solista-na-v-mostra-musical-do-eixo-atlantico-2

A Mostra Musical dá a conhecer o talento dos músicos que se estão a formar na Galiza e no norte de Portugal. Esta competição internacional tem como objetivo reconhecer, promover, premiar e difundir a prática da Música, apoiando os músicos intérpretes que, pelo seu valor e interesse, possam contribuir para a difusão do gosto pela Música da Galiza e do Norte de Portugal, favorecendo a inovação, a qualidade, a interação e a renovação no panorama musical.

A edição de 2016 contou ainda com uma homenagem ao compositor luso Eurico Carrapatoso.