Festa do Caldo de Quintandona festeja 10ª edição

10º aniversário do evento vai apresentar a Confraria do Caldo de Quintandona

Festival vai contar com três dias de festa com muita animação de rua, gastronomia típica e danças tradicionais
A Aldeia de Quintandona – Aldeia de Portugal, freguesia de Lagares e Figueira, em Penafiel, vai estar em festa, nos dias 16, 17 e 18 de setembro, com a 10.ª edição da Festa do Caldo de Quintandona. A abertura do festival está marcado para o dia 16, às 19h00. Nos dias 17 e 18 as portas abrem às 15h00 e 11h00, respetivamente.

A Festa do Caldo realiza-se em honra de um caldo cozinhado na Aldeia de Quintandona, promovendo a gastronomia local, atividades teatrais, musicais e culturais.
Penafiel

Este certame que comemora, 10 anos de existência, conta todos os anos com milhares de visitantes, atingindo na edição anterior cerca de 15 mil visitantes, dezenas de voluntários e com cerca de 50 expositores. Todos os visitantes podem usufruir do acesso gratuito ao parque de campismo equipado com chuveiros de água quente, bem como, do acesso aos 15 parques de estacionamento.

Para comemorar o 10º aniversário, o evento vai apresentar, no dia 18 (Domingo), na sua primeira Cerimónia de Entronização de Confrades, a Confraria do Caldo de Quintandona. Esta nova Confraria pretende preservar, valorizar e promover a Aldeia de Quintandona, os seus valores etnográficos e gastronómicos, com enfoque no caldo tradicional desta aldeia, no dia 18 (domingo).

São cabeças de cartaz os Galandum Galundaina, Daniel Pereira Cristo Quinteto, Retimbrar, Origem Tradicional.

Penafiel

No dia 16, a Festa do Caldo recebe Daniel Pereira Cristo Quinteto, String Fling, Intia Mundon (Ferrer Leandro e Filipe Machado), Óscar Ribeiro Duo, Bandas Musicais de Lagares e de Rio Mau e o Grupo de Teatro da Sobreira.

Já no 17 é a vez de Galundum Galundaina, Barruma, Gaiteirinho, Connect Art, Retimbrar, Fado Alterne, Canários de Balselhas, Zambra del Moro, Arco Íris dos Contos, Mata Bicho, Zés Pereiras (Fonte Arcada e Capela), Postas de Bacalhau, Terreiro, Projecto Cordofonias, Tributo a Zeca Afonso e Pauliteiros (Ciclos de Cultura Mirandesa).

No último dia, 18 de setembro, atuam Origem, Reconto, Grupo Cavaquinhos de Lagares, Carlos Batista, Ferreirinhas, Hárruada, Cristina de Sousa (Fado), Grupo de Teatro Juvenil da Sobreira, Arco Íris dos Contos, Grupo Cantar é Viver, Amigo Pedro e a Criançada, Connect Art, Ranchos Folclóricos de Ordins (Lagares e Figueira) e Rebelos de Várzea do Douro, Robertos, Diariamente e também as Gaitas do Minho.

Diariamente actuam os comoDEantes, Bandalhada e as Gaitas Daninhas.

Penafiel

As inscrições para o voluntariado na Festa do Caldo de Quintandona podem ser feitas até ao próximo dia 14 de setembro, através do email info@caldodequintandona.com, nas instalações da Associação para o Desenvolvimento de Lagares, ou ainda, na Junta de Freguesia de Lagares e Figueira.

A Aldeia Preservada de Quintandona

Situada na freguesia de Lagares e Figueira, em Penafiel, a Aldeia de Quintandona, consiste numa aldeia típica preservada, com uma beleza e arquitetura singulares.

As características arquitetónicas do património que a define, a combinação do xisto, com granito amarelo e ardósia, e a paisagem agrícola e florestal que a envolve, têm conduzido a uma fervorosa procura deste local pelas gentes urbanas das proximidades.

A preservação da arquitetura do edificado de Quintandona, bem como a requalificação dos espaços, deve-se ao empenho da Câmara Municipal de Penafiel, com a colaboração da Junta de Freguesia de Lagares e dos habitantes de Quintandona, através de um projeto apresentado pela ADER-SOUSA, no âmbito da sub-acção 7.1 da Medida AGRIS, restituindo à aldeia todo o encanto de outrora.