• Este evento já decorreu.

Festival Inventa – Escrita em Cena

9 Outubro, 2022 | 21:30 - 23:00

Apresentação da Peça “Socalcos”, pelo Teatro Regional da Serra do Montemuro

Quem construiu os socalcos do vinho do Porto? Foram os Titãs, respondem alguns, recorrendo à Mitologia. Outros dizem de forma talvez vaga que foi o Homem. Outros ainda, mais prosaicos, afirmam sem hesitar que foram os socalqueiros. Nós não avalizamos nenhuma das três respostas, mas respeitamos e registamos todas. E para ajudar a uma melhor resposta, recorremos a um conto de Soeiro Pereira Gomes que fala no trabalho brutal e maravilhoso que foi a edificação desses mesmos socalcos. Quem construiu os socalcos do Douro? Foi também a pergunta recorrente do Barão de Forrester, durante as repetidas incursões topográficas que empreendeu, até desenhar o monumental Mapa do Douro Poruguez e Paiz Adjacente.O espetáculo “Socalcos” acompanha uma dessas viagens pelo interior de entre Douro e Minho, com personagens tão inesperadas como o jovem Serpa Pinto, também ele amante da topografia, o salteador Zé do Telhado, também ele amigo dos solares ricos da região, o Abade de Jazente, recordado em alguns dos seus poemas, e, como personagem principal, a gente do povo das paragens do Tâmega e Sousa. A música e a culinária, claro, são sempre companhia durante o percurso.
As peripécias da viagem são narradas pelo homem que veio a salvar a Ferreirinha da ira das águas do rio, no naufrágio onde morreu “a Gertrudes, um thesouro que a voragem engoliu”, nas palavras do seu amigo Camilo Castelo Branco.

Sem marcação prévia
Capacidade limitada (ordem de chegada)

M/12

Famílias e público em geral

NOTA: Alerta-se para o facto de haver a possibilidade de recolha de imagens e som da iniciativa, para efeitos de divulgação nos nossos principais canais de comunicação.

Data:
9 Outubro, 2022