COVID 19 CANCELA ENDOENÇAS – MUNICÍPIO DE PENAFIEL NÃO DEIXOU CAIR TRADIÇÃO SECULAR

Endoenças apresentou este ano uma versão simbólica mas de esperança

Consequência da pandemia do covid-19, as Endoenças – conhecidas como um evento secular de turismo religioso ímpar, que, todos os anos, na véspera da sexta-feira santa, ilumina as margens dos rios Tâmega e Douro com milhares de tigelinhas – não se vão realizar, tal como as conhecemos, uma vez que é, nesta altura, impossível reunir milhares de pessoas.

No entanto, a fim de manter a tradição, mas também para enviar uma mensagem de fé, esperança e união, o Município de Penafiel, através do pelouro do turismo, e a Junta de Freguesia de Eja, não deixaram cair no esquecimento uma tradição com mais de 300 anos.

Simbolicamente foram colocadas e acesas cerca de 3.000 velas, durante alguns minutos, no cais de entre-os-rios, que no seu conjunto vão exibir uma cruz, as silhueta de Jesus Cristo e de Maria, e ainda a frase “Juntos vamos vencer”.

G

Um momento simbólico de alguns minutos, com base numa montagem visual que será esta quinta feira, divulgada através da comunicação social e dos canais de comunicação do Município (site, facebook, instagram, twitter, youtube e app),  e que pretende assim não deixar de lado uma tradição secular e de elevada importância para o sentimento de pertença da comunidade.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “ As Endoenças são mais do que uma tradição secular, são um momento único de união, de fé e de esperança, no fundo, tudo aquilo, que todos nós, além de saúde, mais desejamos neste momento. O COVID 19, mudou, temporariamente, as nossas vidas, mas não vai alterar as nossas crenças mais profundas como comunidade. O ser humano tem uma capacidade especial de encontrar respostas e soluções de forma criativa em momentos difíceis e foi isso que fizemos, ao criar uma alternativa que mesmo sendo simbólica, tem o mérito de manter viva a tradição desta vertente das Endoenças. Que este ano chegará, de forma diferente, pelos canais de comunicação do Município. ”

A iniciativa decorreu dentro das normas em vigor do estado de emergência, nomeadamente para evitar aglomeração de pessoas.

A Câmara Municipal de Penafiel apela, mais uma vez, à comunidade para cumprir, com responsabilidade e serenidade, todas as recomendações das Autoridades de Saúde e do Governo, que foram ainda mais intensificadas nesta altura da Páscoa.