Cerca de 700 Bombeiros de Todo o País Participam nos Concursos Nacionais de Manobras

Provas vão decorrer no novo complexo desportivo do Parque da Cidade.

Penafiel foi a cidade escolhida pela Liga dos Bombeiros Portugueses para acolher a 36.ª edição dos Concursos Nacionais de Manobras para Bombeiros, e a 35.ª para Cadetes, nos dias 20 e 21 de maio, no novo complexo desportivo do Parque da Cidade.

Estas provas de dimensão nacional são organizadas pela Liga dos Bombeiros Portugueses e Câmara Municipal, com o apoio da Federação de Bombeiros do Distrito do Porto e das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Penafiel, Paço de Sousa e Entre-os-Rios.

As provas nacionais estão divididas em equipas de bombeiros voluntários, bombeiros profissionais e cadetes, e têm como objetivo apurar as equipas a participar em provas internacionais, no âmbito do Comité Internacional do Fogo (CTIF).

penafiel

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal, “é com grande satisfação que vamos acolher em Penafiel a prova mais importante do calendário desportivo dos bombeiros de Portugal. Vamos acolher no novo complexo desportivo do Parque da Cidade cerca de 700 bombeiros vindos de todo o País. Para eles, que tudo merecem, vamos proporcionar as melhores condições para que possam competir ao mais alto nível. Uma palavra especial de apreço e boa sorte aos nossos bombeiros das corporações de Penafiel, Paço de Sousa e Entre-os-Rios. Que seja uma grande prova.”

No sábado, dia 20, a partir das 9h00, bombeiros e cadetes vão iniciar os treinos para as competições. Às 18h00 terá lugar, na Avenida Egas Moniz, em frente à Assembleia Penafidelense, a cerimónia oficial dos Concursos, com a presença de várias entidades.

No dia 21, domingo, terá lugar, às 8h30, o hastear de bandeiras, iniciando-se, às 9h00, as provas de manobras, que contarão com a participação de cerca de 700 bombeiros, distribuídos por 28 equipas integrantes de 18 corporações oriundas de todo o País.