Câmara Municipal Inaugura Espaço do Cidadão e Beneficiações de Vias em Abragão

A Câmara Municipal de Penafiel inaugurou, no dia 17 de Julho, vários equipamentos na Vila de Abragão, momento integrante das comemorações do 15.º aniversário da sua elevação à categoria de Vila.

Penafiel

No total foram inaugurados 6 equipamentos: o posto de atendimento ao cidadão e a requalificada sede da Junta de Freguesia, assim como a pavimentação das Ruas do Pereiro, Lameirinho e Salgueirinho e da Avenida do Paraíso.

Penafiel

Para José Manuel Sousa, Presidente da Junta de Freguesia de Abragão, “Felizmente conseguimos realizar várias obras graças à Câmara Municipal de Penafiel. Um conjunto de equipamentos necessários para a comunidade. Inaugurações que fizeram parte das comemorações dos 15 anos de elevação a Vila, uma data importante para Abragão e que entendemos celebrar com um vasto programa dedicado à nossa comunidade. Homenageamos ainda vários abragonenses que se destacaram, recentemente, em várias áreas.”

A pavimentação da Rua do Pereiro teve como objetivo principal melhorar a circulação automóvel com a aplicação de camada de betuminosa numa extensão aproximada de 800m. Esta beneficiação permitiu ainda a construção de valetas de betão e caixas intercetoras de águas pluviais.

A Câmara Municipal, em articulação com a Junta de Freguesia de Abragão, procedeu ainda à reconstrução de um muro de suporte ao caminho municipal no Lugar do Lameirinho, com o objetivo principal de alargamento da respetiva via.

Penafiel

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Este é um dia muito especial para toda esta comunidade de Abragão. No dia em que celebram os 15 anos de elevação à categoria de vila inauguramos o espaço do cidadão e um conjunto de obras muito importantes. Estas obras vão beneficiar várias acessibilidades para oferecer mais qualidade à Vila de Abragão. Vamos continuar atentos e sensíveis a mais situações que devem ser atendidas em prol da população. O espaço de cidadão é uma clara vantagem para esta comunidade. Vão ter à disposição um conjunto de serviços que vão permitir aos abragonenses, e vizinhos de outras freguesias, tratarem de vários assuntos sem ter de se deslocar à sede Penafiel ou até mesmo ao Porto.”

Penafiel

No que diz respeito à beneficiação e pavimentação da Avenida do Paraíso, as obras beneficiaram o acesso às habitações, com a construção de muros de suporte ao arruamento para alargamento da plataforma, tendo a mesma sido pavimentada a cubos. Foi também executada iluminação pública com colocação de candeeiros.

Já o Espaço do Cidadão, situado nas instalações da Junta de Freguesia, é constituído por uma área de atendimento ao público, uma área com instalações sanitárias, outra destinada às pessoas com mobilidade reduzida e uma sala de arrumos.

Penafiel

Os serviços disponíveis no Espaço do Cidadão de Castelões abrangem diferentes áreas relacionadas com as seguintes entidades/assuntos:

– ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho)
– ADSE (Assistência na Doença aos Servidores Civis do Estado)
– Propriedade Intelectual
– Defesa do Consumidor
– SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras)
– Segurança Social: Subsídios, abonos e pensões
– Carta de Condução