Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo inauguraram sala de Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência

Iniciativa Decorreu no Âmbito da Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Câmara Municipal de Penafiel e o Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo inauguraram, no dia 5 de dezembro, a Sala de Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência, na Escola Básica Penafiel Sul.

A inauguração contou com a presença de Rodrigo Lopes, Vereador com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Penafiel e António Duarte Cunha, Diretor do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo.
Para Rodrigo Lopes, Vereador com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal, “Apoiamos a inclusão nos projetos educativos, porque uma escola inclusiva é uma escola enriquecedora, a nível pedagógico e social. É muito importante que a nossa comunidade escolar conviva com a diferença, um dos fatores mais importantes de sociabilização. Esta sala de apoio à multideficiência vai melhorar a aprendizagem, estimulando e valorizando as capacidades destes alunos com necessidades educativas. Quero deixar uma palavra de agradecimento aos docentes e auxiliares de educação que trabalham, diariamente, com estes alunos. O Município de Penafiel vai continuar a apoiar a escola inclusiva, a escola para todos.”

Também em 2015, a Câmara Municipal de Penafiel esteve no Centro Escolar de Rans para inaugurar 3 equipamentos adaptados, para os alunos da unidade de apoio à multideficiência.

Já António Duarte Cunha, Diretor do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo, agradeceu o apoio da Câmara Municipal de Penafiel, “Os nossos alunos com multideficiência podem agora utilizar uma sala apropriada às suas necessidades, e isso só foi possível com o investimento da Câmara de Penafiel. Em nome pessoal e em nome da nossa comunidade educativa, muito obrigado pela criação desta sala que reúne excelentes condições. Uma escola para todos, independentemente das suas diferenças é, agora para nós, uma realidade. Mais uma vez, muito obrigado por todo o apoio.”