CÂMARA DE PENAFIEL LANÇA PROJETO “SENTIR O NOSSO BAIRRO” PARA PROMOVER INICIATIVAS DE INCLUSÃO SOCIAL

Projeto vai intervir no conjunto habitacional da Fonte da Cruz e conta com a parceria da ADISCREP e do Grupo Folclórico de Penafiel

A Câmara Municipal de Penafiel, em parceria com a Inforpreparação, a ADISCREP – Associação para o desenvolvimento Integrado, Sociocultural, Recreativo e Económico de Penafiel, e o Grupo Folclórico de Penafiel, apresentou o projeto “Sentir o Nosso Bairro”, um projeto social que pretende valorizar a qualidade de vida e o bem-estar das famílias residentes no conjunto habitacional da Fonte da Cruz.

Este projeto vai dinamizar várias ações nos domínios da educação e formação, emprego, saúde, ambiente, cultura, desporto, animação sociocultural e fomentar as relações de vizinhança.

O público-alvo deste projeto é a população residente no conjunto habitacional da Fonte da Cruz, onde residem cerca de 500 pessoas.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Com este projeto pretendemos reforçar o bem-estar de todos, aumentando o sentimento de pertença e estima na Urbanização Fonte da Cruz pelos moradores. Queremos melhorar a qualidade de vida da comunidade, através de várias ações, como por exemplo no reforço das competências pessoais, sociais (de comunicação, da expressão pessoal e coletiva), profissionais, culturais e promover a participação e organização da comunidade no exercício de uma cidadania ativa e inclusiva.”

Das principais atividades, destaque para as ações de capacitação ao nível da literacia, Informática, atividades manuais, atividades profissionais, entre outras, como workshop’s de cidadania, igualdade, saúde e educação ambiental, a dinamização de uma feira da saúde, exposições, teatro, música, desporto e artesanato.

O Projeto “Sentir o nosso bairro”, co-financiado pelo Norte 2020, pretende promover iniciativas de inclusão social, potenciando parcerias de caráter inovador e/ou experimental que envolvam uma ampla gama de entidades.

Tendo como pano de fundo a inovação social, pretende-se, assim, apoiar a realização de intervenções locais integradas de inovação e experimentação social e de animação territorial que tenham em conta as mudanças sociais registadas e a criação de soluções inovadoras.