Biblioteca Acolheu Apresentação de “Ao Fundo da Minha Rua… 3 Contos”

Mais Recente Trabalho Literário de Rui Guedes

No passado dia 24 de novembro, pelas 21:30, e perante um Auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel repleto, o escritor Rui Guedes apresentou o seu mais recente trabalho literário para a infância, intitulado “Ao fundo da minha rua… 3 contos”, editado pela “Letras & Coisas” e com ilustrações da pintora portuense Sameiro Sequeira. A sessão teve a participação do autor, cabendo a apresentação do livro à Diretora da Biblioteca Municipal de Penafiel, Dra. Maria Adelaide Galhardo, e o encerramento da mesma com a presença da Vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel e Vereadora da Cultura, Dra. Susana Oliveira.

Durante a apresentação, foi possível à assistência escutar as leituras encenadas protagonizadas pelos atores Patrícia Teixeira e Fernando Soares, ficando o momento musical a cargo do Professor Daniel Lemos, do Conservatório de Paredes, que interpretou quatro trechos para guitarra clássica.

A obra é composta por três contos sem qualquer ligação entre eles, sendo o único ponto comum a presença de um animal como personagem ou interveniente na história (um pássaro de papel, um gato e um cão). Segundo o autor, “Este livro não é mais do que a homenagem a uma infância feliz e aos vários personagens que, direta ou indiretamente, nela participaram. A memória de um tempo em que as brincadeiras aconteciam ao fundo da minha rua e de todas as ruas de uma pequena vila”.

No final houve lugar à habitual sessão de autógrafos e foi servido um Porto de Honra.

Rui Guedes é natural de Paredes e é, desde 2002, o responsável pelo Serviço de Biblioteca Itinerante (Bibliomóvel) da Biblioteca Municipal de Penafiel. Publicou, em abril de 2016, o seu primeiro conto infantil “Ri o Joaquim com cócegas assim…”, também da “Letras & Coisas” e com ilustrações do pintor surrealista José A. Nunes, com 2ª edição em março de 2017.