Mais de 200 mulheres melhoram indicadores de saúde através de programa pioneiro promovido pelo Município de Penafiel
O Programa Meno(s)Pausa+Movimento, promovido pelo Município de Penafiel em parceria com a Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a CESPU e a Universidade Lusófona – Centro Universitário do Porto, apresentou os resultados da intervenção desenvolvida junto de mulheres na pós-menopausa e sobreviventes oncológicas.
![]()
Com mais de 200 participantes, o programa continua a afirmar-se como uma resposta inovadora na promoção da saúde da mulher. Os resultados demonstram melhorias significativas em indicadores como a força, flexibilidade, potência muscular, equilíbrio postural, aptidão cardiorrespiratória e diversos parâmetros analíticos, evidenciando os benefícios da prática regular de exercício físico.
![]()
Para Daniela Oliveira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “os resultados alcançados demonstram a importância de investir em programas que promovem a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. O Meno(s)Pausa+Movimento é hoje uma referência pelo impacto positivo que gera na vida das participantes.”
![]()
Já Emília Alves, Coordenadora Técnico-Científica e Pedagógica do programa, destaca que “a participação regular tem produzido benefícios concretos na saúde e na capacidade funcional das mulheres. A elevada adesão ao programa, com níveis de compromisso superiores a 85%, confirma a relevância desta intervenção comunitária.”![]()
A apresentação dos resultados constituiu também um momento de reconhecimento do percurso desenvolvido pelas participantes, que receberam uma avaliação individual dos progressos alcançados ao longo do último ano.
![]()
Pela sua dimensão, inovação e abordagem multidisciplinar, o Programa Meno(s)Pausa+Movimento continua a afirmar-se como um projeto diferenciador, contribuindo para a promoção de estilos de vida mais saudáveis e para a melhoria da qualidade de vida das mulheres do concelho de Penafiel.

