AGRIVAL RECEBE COLÓQUIO SOBRE VESPA VELUTINA

Inserido no programa da Agrival 2019, o colóquio “Controlo e minimização de prejuízos da espécie invasora Vespa velutina na produção apícola” vai ter lugar, no próximo dia 29 de agosto, a partir das 14h30, no auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel. Esta é uma inciativa da Ader-Sousa, parceira do Grupo Operacional Vespa velutina, co-financiado no âmbito da Medida Inovação do PDR 2020.

A existência da espécie invasora Nigrithorax (Vespa velutina) tem trazido consequências negativas na produção de mel e dos produtos apícolas, no ecossistema e no meio ambiente, pelo que se tem verificado uma perda de enxames e de produtos da colmeia, bem como uma crescente desistência da atividade por parte de alguns apicultores.

Para fazer face a estas problemáticas, o seminário vai abordar a biologia da Vespa Velutina, estratégias e boas práticas que limitam e condicionam o acesso desta espécie invasora aos apiários, tendo por base os resultados dos estudos realizados no âmbito do Grupo Operacional Vespa velutina.

A participação é livre, mas com inscrição obrigatória até ao dia 24 de agosto, que deve ser feita a partir do link https://adersousa.pt/events/seminario-vespa-velutina-uma-ameaca-real/#inscricoes. A inscrição possibilita também entrada livre na Agrival.

Receção dos participantes // 14H30
Abertura // 15H00
› CMPenafiel › Ader-Sousa › Dolmen › DRAPN

Grupo Operacional “Controlo e Minimização de Prejuízos da Espécie Invasora Vespa velutina” – apresentação de resultados