TREINADOR PENAFIDELENSE QUE ALCANÇOU A GLÓRIA NAS AMÉRICAS RECONHECIDO NA TERRA NATAL

Município de Penafiel quer atribuir medalha de ouro da cidade e concelho e tornar Abel Ferreira cidadão honorário

No passado sábado, o penafidelense Abel Ferreira conquistou o primeiro título de futebol sénior como treinador, tornando-se campeão das Américas, ao vencer a Taça Libertadores pelo clube brasileiro SE Palmeiras.

Perante este feito, o Município de Penafiel aprovou hoje, em reunião de Câmara, um voto de louvor ao penafidelense e anunciou ainda que vai propor à Assembleia Municipal a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade e do Concelho a Abel Ferreira, assim como o reconhecimento de cidadão honorário.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa “No sábado, o treinador Abel Ferreira elevou o nome de Portugal no panorama do futebol mundial. Em Penafiel sentimos um orgulho imenso nesta vitória. É uma conquista de um nosso conterrâneo, mas é também uma conquista de todos os penafidelenses, que apoiaram e torceram para que tudo corresse da melhor forma. Pelo feito conseguido, a Câmara Municipal não poderia deixar de reconhecer o Abel com a Medalha de Ouro da Cidade e do Concelho, que é sem dúvida muito merecida. Brevemente, esperamos receber o Abel nos Paços do Concelho e realizar a devida homenagem.”

Salienta-se que, logo após o jogo, onde o Palmeiras saiu vitorioso sobre o Santos com um golo já nos minutos de desconto, o Presidente da Câmara de Penafiel felicitou o treinador em nome de todos os penafidelenses. Nas redes sociais, foi também possível constatar as inúmeras felicitações que Abel Ferreira recebeu e a onda de orgulho dos seus concidadãos.

Abel Fernando Moreira Ferreira nasceu em Penafiel, a 22 de dezembro de 1978. Formou-se e tornou-se jogador profissional (como lateral direito) no FC Penafiel em 1997, onde ficou até 2000 quando se transferiu para o Vitória de Guimarães. Passou mais tarde por clubes como o SC Braga e o Sporting CP.

Depois de terminar a carreira como jogador, Abel Ferreira assumiu-se como treinador da equipa de juniores (sub-19) do Sporting com 34 anos de idade, onde conseguiu vencer o Campeonato Nacional de Juniores (época 2011–2012).

Em 2015, Abel Ferreira foi convidado para assumir o papel de treinador da equipa B do SC Braga, cargo que manteve até abril de 2017, altura em que foi promovido a treinador da equipa principal.

Já em 2019, Abel Ferreira foi anunciado como treinador principal do clube grego PAOK.

Mais tarde, em 2020, foi contratado pelo Palmeiras, o clube brasileiro ao serviço do qual acabou de se tornar campeão da Taça Libertadores.

Créditos da fotografia: SE Palmeiras