Bem-vindo aPenafiel

Artesanato Característico

Visite o nosso concelho e conheça o artesanato característico da região


Artesanato, por Teresa Soeiro

O linho, outrora essencial para confeccionar peças de vestuário e de uso doméstico, como as toalhas, os lençóis e as colchas, apesar de ter sido há um século destronado pela vulgarização do algodão, é ainda aqui semeado, fiado e tecido por processos tradicionais, podendo o visitante acompanhar os artesão e adquirir as belíssimas peças que continuam a juntar tradição e qualidade.

Do tear saem também cobertores da mais genuína lã de carneiro, e mantas de tiras que permitem o reaproveitamento dos desperdícios têxteis, por vezes de forma artística.

A cestaria de fitas de castanho e de vime é hoje apreciada pela sua perfeição e beleza, mas teve um importante lugar neste mundo rural anterior aos plásticos. É esse mesmo quotidiano que podemos recordar através das figuras e cenas rústicas criadas pelos artesãos que talham as miniaturas de madeira.

Quase desaparecidas estão as artes da passamanaria de palheta, tamancaria, ferraria, caldeiraria e latoaria, embora ainda seja possível encontrar alguns artigos nas poucas oficinas existentes, estas últimas sobretudo na cidade.

Pode também recordar esta vivência pré-industrial, as múltiplas artes e ofícios extintos, através das exposições e publicações do Museu Municipal.