Bem-vindo aPenafiel

Jardins Românticos

Jardins Românticos

Nos momentos de lazer, nada melhor que fazer uma pausa nos jardins da cidade de Penafiel.


Jardim da Praça da República

Em pleno centro da cidade, a agitação urbana pode ser por momentos esquecida, refugiando-se no aprazível jardim da Praça da República. 

             fotografia do Jardim da Praça da República

Este jardim revela-se uma surpresa para quem tem o privilégio de o visitar, pois invade-nos a sensação de que o tempo parou, e de que a Primavera se prolonga indefinidamente. Apetece ficar e passar o tempo saboreando a sensação de bem-estar e a descoberta deste jardim escondido pelo imponente Palacete do Barão do Calvário, sede da Biblioteca Municipal.

O Jardim da Praça da República, também apelidado de "jardim dos namorados", funde-se na paisagem e cria com ela um todo, formando uma espécie de miradouro sobre o vale do Rio Cavalum.
 


Jardim do Calvário

fotografia do Jardim do CalvárioA pouca distância de todo o rebuliço normal da cidade, encontramos o Jardim Público, também conhecido por Jardim do Calvário ou Jardim Egas Moniz.

Neste lugar, envolvem-nos memórias de outros tempos, respiramos histórias de outra época em que o jardim era o local preferido dos membros das classes sociais mais elevadas. Noutros tempos, a música, uma boa iluminação e o passear das damas, completava o colorido deste local, muito estimado pelos habitantes da cidade, que o frequentavam assiduamente e o preferiam para algumas ocasiões de festa.

fotografia do busto de António Nobre no Jardim do Calvário
Hoje em dia, continua a ser um local bastante aprazível e muito visitado, principalmente pelos idosos da cidade que se encontram aqui para ter longas conversas, assim como, pelas crianças que acompanhadas pelos pais passam um tempo agradável no parque.


O jardim funde-se com o meio urbano, havendo uma mistura entre o espaço verde e o espaço de lazer, da qual resulta um enriquecimento de todo o local.

Este histórico Jardim do Calvário presta ainda homenagem a duas personalidades que a história tornou célebres. Aqui podem ser vistos os bustos de Egas Moniz, aio de D. Afonso Henriques e de António Nobre, poeta penafidelense. 
 




Jardim do Sameiro

fotografia do Jardim do Sameiro
Proeminente sobre a cidade e o Vale do Sousa, foi construído nos finais do séc. XIX, início do séc. XX, aquando da construção do Santuário a Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos, o Parque Zeferino de Oliveira, mais conhecido por Jardim do Sameiro.

Trata-se de um verdadeiro miradouro natural e único, um espaço inesquecível para quem o visita e um enigma para quem o deseja descobrir.

Seja de noite ou de dia, a vista panorâmica que do alto do jardim podemos apreciar, é, sem dúvida, uma das paisagens mais marcantes da cidade de Penafiel.
 



Jardim da Quinta da Aveleda
 
Quando se passa o portão da Quinta da Aveleda, inicia-se a visita a uma das mais conhecidas quintas de Portugal, propriedade da família há várias gerações, com verdadeiro renome internacional, considerada monumento nacional desde 1910.

                       fotografia da Quinta da Aveleda

A herança constituída pelas imponentes e seculares árvores caracteriza a Quinta e confere-lhe o seu caráter único entre as quintas do Minho.
 

fotografia da Quinta da AveledaOs jardins da Quinta da Aveleda são um dos mais bem conservados exemplos de jardim romântico em Portugal, sendo simultaneamente um excelente modelo de manutenção das suas características originais.

Distinguida com o prémio Internacional "Best of Wine Tourism 2011", na categoria "Arquitetura, Parques e Jardins", a Quinta da Aveleda pode ser visitada de segunda a sexta-feira.
 


Mais informações:
www.aveleda.pt
www.facebook.com/AveledaWines