Bem-vindo aPenafiel

Aldeias Preservadas

Aldeias Preservadas
 

O cheiro, os sons e o ambiente característicos da ruralidade podem ser (re) descobertos nas aldeias preservadas de Penafiel.



fotografia da aldeia preservada de CabroeloAldeia Preservada de Cabroelo


A aldeia de Cabroelo é um excelente exemplo disso mesmo. Este pequeno núcleo rural com construções de granito está à sua espera, envolto numa paisagem deslumbrante, onde os moinhos, azenhas e as fachadas de traça original foram totalmente recuperados e pedem para ser visitados.

Na aldeia, as construções são na sua maioria em granito, as eiras em xisto e os pequenos espigueiros em madeira.

Integrada na rede "Aldeias de Portugal", Cabroelo oferece ainda ao visitante ruelas rústicas de grande beleza, que o levam por exemplo à Capela de S. Mateus, construção que data do ano de 1872.

fotografia da aldeia preservada de Cabroelo
A população de Cabroelo dedica-se fundamentalmente à agricultura e toda a paisagem envolvente pode ser apreciada ao longo do caminho pedestre que liga o Museu da Broa ao Parque de Lazer da Capela.




Aldeia Preservada de Cabroelo
Coordenadas GPS: 41º05'42.35''N / 8º20'19.05''W





Aldeia Preservada de Quintandona

fotografia da aldeia preservada de QuintandonaOutro chamamento rural a que não podemos ficar indiferentes é o que ecoa da freguesia de Lagares, onde nos espera outro núcleo rural de beleza e arquitetura singulares.


A aldeia de Quintandona é mais uma belíssima aldeia preservada do Município, constituída por um conjunto de habitações em pedra lousa e xisto.


Caminhar pelas ruas típicas de Quintandona é marcar o passo do tempo e ir, por exemplo, ao encontro de um miradouro natural ou de uma capela,fotografia da aldeia preservada de Quintandona também ela histórica, que conta já com mais de 200 anos de existência.


De gente afável e dinâmica, Quintandona tem, nos dias de hoje, pouco mais de 60 habitantes que, com dedicação, fazem deste lugar um pólo de cultura e atratividade.

Aventure-se a participar, por exemplo, na "Festa do Caldo", onde além da gastronomia e dos jogos tradicionais, o prato forte são as atuações do grupo de teatro comoDEantes, sedeado na aldeia. Este grupo assume-se especificamente na área da commedia dell'arte, género que pressupõe o uso da máscara e a criação de textos baseados nas vivências do povo. A não perder todos os anos em Setembro.

fotografia de uma encenação do grupo de teatro ComoDEantes









Aldeia Preservada de Quintandona
Coordenadas GPS: 41º8'0.65''N / 8º22'42.42''W