Bem-vindo aPenafiel

Notícias

29/mar
Museu Municipal Recebeu a Apresentação do Livro “É Preciso Partir – a Poesia do Regresso”, de Ricardo Faria

Museu Municipal Recebeu a Apresentação do Livro “É Preciso Partir – a Poesia do Regresso”, de Ricardo Faria











 

O Museu Municipal de Penafiel acolheu, no dia 23 de março, a apresentação do livro “É preciso partir – a poesia do regresso”, da autoria do penafidelense Ricardo Faria. A obra foi apresentada por José Vinha, e contou com a presença de vários amigos do autor.


 

Para Ricardo Faria, autor da obra, “O livro apresenta um caráter "quase de catarse" relativamente à minha experiência de emigração e a todo o processo de envolvência emocional que esta acarreta e transporta. A obra reflete ainda o meu trabalho como psicólogo, com experiência na Alemanha. Atualmente, estou a trabalhar na Suíça, lidando de perto com as comunidades emigrantes.” 
 

 

O livro “É preciso partir – a poesia do regresso” é a primeira obra poética, e aborda temas como a saudade, despedida, reconstrução de identidades, vulnerabilidade emigrante na busca de uma nova vida e fragilidades psicológicas.


 

Ricardo Faria nasceu em julho de 1983, no Porto. É licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Em 2012 foi viver para a Alemanha, onde exerceu a sua atividade profissional como um dos primeiros psicólogos licenciados em Portugal, a trabalhar naquele país. Também foi gestor de projetos de conteúdos online para a língua portuguesa em colaboração com uma empresa alemã. Atualmente, exerce a sua atividade profissional de psicólogo na cidade suíça de Basileia e trabalha com as línguas alemã, espanhola e portuguesa e com as comunidades de emigrantes portuguesa, espanhola e sul-americana.
 



< | Voltar